quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mossoró recebe evento do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), promove o Curso de Capacitação em Mudança do Clima. O evento acontece de 10 a 12 de abril, no campus Mossoró do IFRN.

A palestra de abertura, que acontece às 20h do dia 10, será proferida pelo professor Neilton Fidelis da Silva, doutor em Planejamento Energético e Ambiental pela Coppe-UFRJ, professor titular do IFRN – campus Natal-Central e secretário executivo do FBMC. A entrada é franca.

O Curso de Capacitação em Mudança do Clima será dividido em duas etapas: a primeira com aulas presenciais e a segunda com aulas e acompanhamento ministrados à distância. O curso objetiva capacitar gestores públicos, acadêmicos e representantes setoriais em questões relacionadas às mudanças do clima.

O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), Redepetro RN, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente do RN (Anamma/RN) e Petrobras. 

O Fórum

O FBMC foi criado pelo Decreto 3.515, de 20 de junho de 2000 e tem por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima por gases de efeito estufa. Além disso, discute sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) definido no Artigo 12 do Protocolo de Quioto a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima. 

O FBMC deve auxiliar o governo na incorporação das questões sobre mudanças climáticas nas diversas etapas das políticas públicas. É composto por 12 ministros de estado, do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) e de personalidades e representantes da sociedade civil e é presidido pelo presidente da República.

Fonte: Ascom Funcern

Nenhum comentário:

Postar um comentário