domingo, 8 de janeiro de 2012

Alunos e Professores da EEPJA visitam a Reserva Ponta do Tubarão

Os alunos, professores, apoio pedagógico e gestores da E E Pe José de Anchieta visitaram ontem a reserva ecológica Ponta do Tubarão na comunidade de Diego Lopes, município de Macau/RN.
A visita a reserva ecológica é a continuidade do Projeto Divulgando a Educação Ambiental na Construção de Saberes e Exercício da Cidadania na Escola Pública, desenvolvidos pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido (Cemad).
Em novembro do ano foi realizado em nossa escola oficinas e seminários sobre a preservação ambiental com o  objetivo geral de mostrar aos professores e alunos da rede pública de ensino que existem estudos e resultados positivos, alternativas e técnicas de exploração dos recursos ambienteis capazes de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades, sem causar danos ao meio ambiente.
A aula de campo foi liderada pela profª. Regina acompanhada de professores, técnicos e estagiários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). 
Ontem, nesta reserva ecológica, podemos comprovar realmente que a comunidade é auto sustentável sobrevivendo da atividade pesqueira de forma equilibrada com o meio ambiente, explorando seus recursos naturais e preservando para a continuação das próximas gerações.
Durante a aula, fizemos duas trilhas, uma caminhando a beira dos manguezais, no momento a maré estava baixa, podemos contemplar o mangue preto, suas raízes externas, e os olheiros dágua brotando do solo, além das dunas e uma paisagem muito linda, acompanhados de dois guias que explicou em detalhes a história da comunidade e a criação da reserva. Na outra trilha, foi um passeio a barco, neste momento a maré estava cheia e podemos conhecer os mangues branco e vermelho, um guia nos acompanhou e explicou detalhes sobre os manguezais, a maré e um pouco sobre a atividade pesqueira que é a base econômica da comunidade, hoje a associada ao turismo ambiental.   

Um comentário: