quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Uern lança mestrado e anuncia concurso

O fim de ano chegou trazendo boas notícias para quem está buscando uma vaga nos quadros efetivos de órgãos e instituições públicas. Em entrevista a um programa de televisão da cidade, o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques, informou que será lançado edital de concurso público nos primeiros meses do próximo ano. Para completar o quadro de avanço da instituição, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) aprovou o primeiro Mestrado Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas do Estado do RN. 
De acordo com informações da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, o concurso fará a admissão de novos profissionais para os cargos de técnicos administrativos e professores para todos os campi da instituição. A previsão é que o edital seja lançado no mês de fevereiro de 2012. Ao todo, serão 90 vagas, das quais 60 para professores e as outras 30 para técnicos administrativos. 
O último concurso realizado pela universidade foi no ano de 2010. Foram ofertadas 239 vagas, distribuídas em todos os campi. As funções admitiram candidatos com ensino médio e superior. O resultado foi divulgado no mês de junho de 2010.
Na manhã de ontem, 20, foi publicado o resultado da aprovação do Mestrado em Ciências Sociais e Humanas. A pós-graduação é o primeiro interdisciplinar do Estado. Pela interdisciplinaridade, o programa envolve professores de vários departamentos da Fafic, como de Ciências Sociais, História, Comunicação Social, Gestão Ambiental, Letras, Filosofia e de Geografia. Também estão envolvidos professores dos campi de Pau dos Ferros e de Caicó.
O próximo passo dado pelo colegiado será as reuniões, nas quais serão decididas as datas para lançamento do edital e da seleção. A previsão é que o edital seja lançado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Serão ofertadas 15 vagas.
O coordenador do programa, o professor Guilherme Martins, defende que esse mestrado é uma oportunidade para os graduados na área das ciências humanas que têm a pretensão de dar continuidade à sua vida acadêmica. Complementou que o referido mestrado ajudará a fortificar a pesquisa na universidade. 
A área de concentração é sujeitos, saberes e práticas cotidianas. O programa oferecerá duas linhas de pesquisas, sendo que uma aborda linguagem, memória e produção de saber, e a outra, o cotidiano, identidade e subjetividade. O mestrado vai trabalhar com saberes e práticas científicas, populares, poéticas, narrativas etc.. O programa dará dimensão à subjetividade, dando ênfase na condição do sujeito ligado a fatos sociais e culturais.
Os professores envolvidos no projeto relataram que foram surpreendidos com o parecer, pois receberam muitos elogios. Para a professora Marcília Mendes, do curso de Comunicação Social, esse é mais um passo significativo na instituição. "Foi uma vitória para nós. Esse mestrado vai fortificar nossas produções científicas", descreveu Marcília.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário