sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pediatras e obstetras entram em greve na Casa de Saúde Dix-Sept Rosado

"Resolvemos convocar a imprensa para informar que os pediatras e obstetras que prestam serviço a Maternidade Almeida Castro não atenderão nenhum paciente a partir do dia 1º de janeiro", informou o obstetra Manoel Nobre, durante entrevista coletiva hoje, 22, na sala da direção da Casa de Saúde Dix-sept Rosado.

De acordo com os profissionais o motivo dessa paralisação seria um atraso no pagamento dos recursos provenientes do Sistema Único de Saúde. "Os pediatras e obstetras estão sem receber os recursos referentes ao Plus - que é uma complementação do pagamento dos profissionais - há mais de três meses. Se não houver pagamento dos serviços prestados paralisaremos as nossas atividades", explicou Manoel Nobre.
O médico contou ainda que a decisão sobre o movimento paredista foi tomada depois de uma reunião com o gerente de saúde do município, Benjamim Bento. "Ele nos avisou que não há recursos para a realização desse pagamento. Infelizmente já estamos esperando a boa vontade da gerencia há mais de três meses. Não temo mais como segurar", justificou o obstetra.

A médica pediatra Elizabeth Terezinha dos Santos, mostrou-se indignada com a situação. "Não podemos permitir que a saúde seja tratada dessa forma. Estamos falando de vidas de pequenas crianças que precisam de cuidados especiais e que não estão tendo a atenção que merece por parte dos gestores desse município", indignou-se a médica.
O diretor da Casa de Saúde Dix-sept Rosado, André Neo, demonstrou preocupação com a possibilidade da greve. "A direção da Casa já fez de tudo para que esse problema não chegasse a esse tamanho. Mas são recursos que não passam pelo financeiro da casa. Estes são pagos diretamente aos profissionais que não recebem há mais de três meses. O que temos a fazer é pedir aos gestores municipais que tenham bom censo e que resolvam esse problema, caso contrário, 2012 já vai começar com essa greve", finalizou.


Funcionários da Casa de Saúde também podem entrar em greve
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas, Casas e Cooperativas de Saúde, Hospitais Particulares e dos Técnicos em Radiologia de Mossoró (Sintrahpan), Luiz Avelino, caso os médicos entrem em greve a partir do dia 1º de janeiro de 2012, os funcionários acompanham o movimento. 
Ele conta que uma assembleia será realizada hoje para definir as diretrizes do movimento, já que os funcionários estão sem receber seus salários desde o mês de outubro. "Tudo vai ser decidido em assembleia. Mas o caminho é seguir o movimento grevista anunciado hoje pelos pediatras e obstetras", concluiu o sindicalista.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário