Quase 7.500 alunos faltaram às provas em Mossoró do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizadas no último final de semana, dias 22 e 23. Já no Rio Grande do Norte, o percentual de candidatos que faltaram às provas no segundo dia foi de 24,70% dos mais de 100 mil inscritos.
Na avaliação do professor José Gomes, coordenador estadual da realização das provas, o percentual está dentro da média nacional. Ele informou ainda que não foram registradas nenhuma grande anormalidade nos dois dias. Apenas uma candidata, em Natal, foi impedida de continuar respondendo a prova porque estava portando um aparelho celular. "A candidata guardou todos os pertences na sacola lacrada que entregamos, porém levou o celular para cadeira, o que não é permitido pelo edital", explica ele.
O Rio Grande do Norte teve a quarta menor evasão de candidatos entre os estados do Nordeste, ficando inclusive abaixo da média nacional com 26,4% dos inscritos. O maior número de ausentes foi registrado no segundo dia, com 28 mil candidatos e, já no sábado, foram pouco mais de 26 mil faltosos. Apenas os estados da Bahia (32,41%), Sergipe (28,03%) e Pernambuco (27,11%) tiveram mais faltosos que a média do Brasil.
Já em Mossoró, a maior quantidade de ausentes foi logo no sábado, com 3.922 candidatos sem realizar as provas e 3.570 no segundo dia. O coordenador da realização das provas nas instalações da UERN, professor Francisco José, sem muito detalhe, informou apenas que o atraso dos candidatos foi um dos motivos de maior quantidade de falta.
"Sempre há um número considerável de faltosos e isso é considerado normal. Não acredito que a diferença de horas devido ao Horário de Verão tenha sido um motivador porque a necessidade de chegar com pelo menos uma hora antes dos portões fecharem foi bastante divulgado", esclarece José Gomes, coordenador estadual da aplicação das provas.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário