quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Secretária Adj. de Educação Reune-se com os gestores escolares

A secretária adjunta de educação do Estado do Rio Grande do Norte, Adriana Valéria Santos Diniz, esteve hoje a tarde com os gestores escolares juridiscionados a 12ª DIRED. 
Na oportunidade ela iniciou dizendo que seria uma conversa informal e estava ali para se aproximar mais dos gestores e ouvir as queixas do mesmo, como também falar um pouco sobre o andamento da secretaria estadual de educação. A mesma enfatizou em sua fala que a gestão democrática é um instrumento para se fazer uma educação melhor e que as relações dentro da educação deve ser horizontal e não vertical.
A secretária deu oportunidade para que os gestores colocassem suas queixas e o que tem de bom também nas escolas.
Resumidamente as queixas passam a ser praticamente unânimes  em quase todas as escolas: Estrutura física da escolas em péssimas condições; falta de segurança; transportes escolares de péssima qualidade; deficit de professores e servidores de apoio; falta de pagamento aos estagiários e das horas suplementares; professores desvalorizados e destimulados, entre outros.
Após os questionamentos dos gestores a secretária Adriana Valéria admitiu que todas as escolas do RN estão sucateadas e justificou pelo processo histórico devido a secretaria de educação  ter sido administrada por políticos e não por verdadeiros educadores.
A mesma confirmou o pagamento dos 34%  como acordado com a categoria e citou: "chorei na  secretaria ao vê processos de professores que estava lá há anos indo e vindo da secretaria de educação para a secretaria de administração".
Criticou também as planilhas feitas a mão, a falta de tecnologia e de conectividade, como também a ausência de um banco de dados sobre os servidores da educação.
Falou sobre o baixo IDEB, principalmente em Mossoró que nos últimos três anos teve uma queda acentuada. a mesma frisou "O aluno tem acesso a escola, mas não tem acesso ao conhecimento".
Informou também que a rede estadual perdeu 100.000 alunos na última década. 
"Queremos sim cumprir o piso salarial e reajustar os salários anuais como rege a Lei." disse a secretária.
Falou sobre os pilares que darão sustentabilidades a nova gestão da secretaria: Os plano estadual de educação; plano de ações articuladas, planejamento estratégico e o plano de cargos e carreira dos professores.
Ainda falou sobre:
As progressões - que formou uma comissão na secretaria para agilizar os processos para a publicação.
Licenças - Que os processos retornou para a DIRED e as escolas. Que as escolas refaçam as solicitações e priorize as que deram entradas a mais tempo e os que estão prestes a se aposentar.
Aposentadorias - Que está trabalhando na agilidade desses aprocessos e estão sendo publicadas aposentadorias constantemente.
Concurso público - se comprometeu que o edital sobre o concurso público para professores e apoio pedagógico estará sendo publicado em 10 dias.
Licitações - Estará organizando as licitações para o pessoal de apoio (zelador, merendeira, porteiro e vigia) no próximo ano.
Merenda Escolar - como todos já são sabedores devem se cumprir a recomendação conjunta nº 01/2011 do ministério público. E sobre a aquisição da merenda que mudou as regras, pois as DIREDs, através de licitações é quem indica os fornecedores para as escolas.
Transporte Escolar - O maior programa da secretaria estadual de educação. O Estado mantém parceria com 160   municipios do RN. E que a secretaria pretende participar de um programa do governo federal para aquisição de ônibus para o Estado fazer o transporte dos alunos.
Nesta reunião esteve presente os gestores da nossa escola, professores Akinoã Costa e Roberto de Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário