quarta-feira, 7 de setembro de 2011

maioria dos Estudantes desconhece significado político do 7 de setembro

Nesta semana, a Universidade Norte do Paraná (Unopar) divulgou uma pesquisa apontando que 70% dos jovens do ensino médio de escolas públicas desconhecem o que é democracia e não sabem quais são seus direitos sociais. Além disso, a maioria desconhece o significado da autonomia política conquistada em 7 de setembro. Em Mossoró, a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense foi às escolas da rede pública e constatou que a maior parte dos estudantes do ensino médio não tem conhecimento do processo de Independência do Brasil. 
A estudante Iasnara Cordeiro, da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, está entre os alunos da instituição que desconhecem o significado da democracia e da independência política comemorada no dia 7 de setembro. "Ainda não deram essa aula, os professores nunca falaram sobre o assunto", revela.Quem também desconhece a importância do fato é a estudante Ana Carolina. Para ela, falta empenho dos professores para abordar esse tipo de assunto. "Um fato marcante da história do país que é posto de lado. Os professores só sabem dizer que é feriado e pronto", comenta a jovem.Assim como as alunas da Escola Abel Freire Coelho, os estudantes do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev) também não conhecem profundamente o significado da autonomia política conquistada em 7 de setembro. O estudante Pedro Leonardo disse que sabe que a data é importante, mas não tem condições de se aprofundar em um debate sobre o assunto.Para o sociólogo Vanderlei de Lima, a falta de conhecimento sobre conceitos básicos não é um problema exclusivo dessa geração de jovens. "Tratando-se de Brasil, a primeira coisa que devemos levar em consideração como causadores do desconhecimento da população são os problemas de cultura e educação", afirma o sociólogo.Segundo ele, apesar de que atualmente existe uma maior facilidade de acesso às informações e aos veículos que possam esclarecer sobre os conceitos básicos, como democracia, por exemplo, a busca é pequena. "A sociedade gravita mais na ideia de consumo do falso entretenimento. Os meios de comunicação se centram mais no que importa aos anunciantes e em programas que não têm sentido educativo. Isso deixa a juventude muito acomodada e isso explica porque a sociedade pensa pouco e não procura ler", avalia Vanderlei de Lima.O especialista explica que existem multifatores que não propiciam o desenvolvimento intelectual. "Acho que o professor tem o papel importante, mas sabemos que a educação brasileira é precária. Somando as características da sociedade brasileira e as deficiências da educação, temos esse desgaste que são expostos nos índices negativos em relação à instrução e conhecimento da população. É preciso ter professores com dedicação exclusiva e melhor remuneração, assim teremos profissionais para instigar mais o conhecimento", conclui o sociólogo Vanderlei de Lima.Desfile cívico-militar deverá reunir cerca de 5 mil participantes nas ruas do centro da cidade
O desfile do Dia da Independência na cidade, realizado hoje, 7 de setembro, de acordo com a Secretaria Municipal da Defesa Social, contará com cerca de 5 mil pessoas. Na edição deste ano, além dos estudantes da rede municipal de ensino, o desfile cívico-militar tem uma novidade que é o retorno da rede estadual de ensino ao desfile. 
A programação do Dia da Independência será iniciada às 7h, com o café da manhã oferecido pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) aos oficiais militares e autoridades na sede da Escola Municipal de Música.Depois disso, a chefe do Executivo municipal e o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar tenente-coronel Túlio César farão a revista das tropas. Em seguida, a banda Artur Paraguai faz a execução do Hino Nacional, enquanto as bandeiras serão hasteadas no adro da Capela de São Vicente para o início do desfile. O evento começa às 8h, com saída pela avenida Alberto Maranhão, tendo como ponto de apoio a Escola Joaquim da Silveira Borges.
Grades e cordões de isolamento serão colocados da rua Francisco Izódio até a Frei Miguelinho. Além disso, serão interditadas as avenidas Alberto Maranhão, sentido zonas Norte e Sul, e a Prudente de Morais até a rua Lopes Trovão.
Ordem do desfile cívico-militar de 7 de Setembro:- Banda Municipal Arthur Paraguai - Menção aos ex-combatentes;- Rede Municipal de Ensino;- AABB Comunidade;- Gerência Executiva da Juventude, Esporte e Lazer (Gejel);- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);- Rede Estadual de Ensino;- Centro Educacional Alfa;- Fanfarra Independente - Banda Marcial;- Grito dos Excluídos;- Grupo dos Desbravadores;- Grupo dos Escoteiros;- Tiro de Guerra 07-010;- 2º Batalhão da Polícia Militar;- Departamento de PolíciaRodoviária Estadual;- Corpo de Bombeiros;- Polícia Rodoviária Federal motorizada;- Corpo de Bombeiros motorizado;- Polícia Rodoviária Estadual motorizada;- 2º Batalhão de Polícia Militar motorizado; - Esquadrão de Polícia.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário