sexta-feira, 8 de julho de 2011

Hoje é o último dia de visitas aos grupos inscritos no Festuern


Hoje é o último dia de visitas às escolas e grupos inscritos na oitava edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (VIII FESTUERN), que será realizado no período de 16 a 23 de outubro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Instituições de ensino da rede pública de Mossoró, Macaíba, Currais Novos e São Rafael devem receber a visita das equipes da universidade que irão avaliar as esquetes desenvolvidas pelas unidades.
A data de hoje é destinada às escolas que não conseguiram montar suas esquetes em tempo. Em Mossoró, as apresentações ocorrem na Faculdade de Enfermagem (FAEN).
De acordo com Adalberto Veronese, cada escola será avaliada por um trio, composto por um membro da equipe artística e dois membros da equipe pedagógica da universidade.
O coordenador informa que, na próxima quarta-feira, 13, será realizada uma reunião geral com todos os componentes das equipes artística e pedagógica para definir as 30 escolas e os seis grupos universitários que se apresentarão no teatro.
No dia 18 será divulgado o resultado parcial da seleção, que poderá ser conferido na página do evento www.uern.br/festuern; 48 horas depois – prazo dado para que as instituições de ensino possam recorrer à decisão – será divulgado o resultado final.
Segundo Adalberto Veronese, no dia 28 será realizado um encontro com representantes das 30 escolas e dos seis grupos universitários selecionados. Eles devem participar de uma palestra com professores da Uern, para que possam ter mais embasamento para desenvolverem a temática.
Com o tema “Cinema: a arte de reciclar ideias”, o festival desse ano traz, logo em sua primeira etapa, uma proposta diferente. De acordo com o coordenador-geral do evento, professor Adalberto Veronese, ao invés de receber os textos escolhidos pelas instituições de ensino, a comissão julgadora irá avaliar um trecho da peça proposta para ser encenada no teatro durante o Festuern.
A intenção com a mudança é poder visualizar as lacunas deixadas pelos grupos e oferecer melhor suporte antes mesmo da seleção, o que não era possível nos anos anteriores, tendo em vista que muito do espetáculo só era conhecido no dia da apresentação. 
Este ano, segundo o coordenador, 38 escolas e 11 grupos universitários se inscreveram para participar da seleção do Festuern. O número, inferior ao do ano passado, pode ser considerado como um dos reflexos da greve. “Sem sombra de dúvidas, a greve tem sido o nosso grande calo”, menciona Adalberto Veronese.
Ele comenta que, tanto as escolas do Estado quanto as universidades estão em greve e diz que respeita a mobilização. Para que o festival não fosse prejudicado, no entanto, as equipes haviam combinado que, mesmo com a paralisação das atividades, as reuniões para realização do Festuern iriam acontecer, tendo em vista que existe um cronograma a ser cumprido e o festival conta com o apoio de patrocinadores.  

SOBRE O FESTIVAL
A vida da cineasta já foi tema do filme “O voo silenciado do Jucurutu”, obra do diretor Paulo Laguardia. Ela nasceu em Jucurutu/RN e estudou Cinema no Rio de Janeiro, teve a carreira precocemente interrompida devido a uma encefalite que lhe deixou com sequelas. Atualmente, ela mora com a família em Natal.
Em sua oitava edição, o Festival de Teatro da Uern irá homenagear a cineasta potiguar Jussara Queiroz, que dirigiu filmes premiados nacional e internacionalmente, além de ter atuado como roteirista e fotógrafa, conforme informações da assessoria de comunicação da Uern.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário