quinta-feira, 7 de abril de 2011

Não à gasolina a preço de ouro

Procon, MP e entidades lançam boicote aos postos de combustíveis para forçar queda de preços
Fernanda Zauli - Diário de Natal: fernandazauli.rn@dabr.com.br


O boicote aos postos de combustíveis agora é oficial. Em reunião na manhã de ontem representantes do Ministério Público Estadual, Procon estadual e municipal, Câmara Municipal de Vereadores e Ordem dos Advogados do Brasil decidiram lançar a campanha "Combustível mais barato já" promovendo o boicote aos postos localizados nas avenidas Prudente de Moraes, Hermes da Fonseca e Engenheiro Roberto Freire, e a todos os postos da bandeira BR, independente da localização. A campanha será lançada oficialmente na próxima segunda-feira, às 9h, no auditório do Ministério Público, mas o boicote já está valendo. Pelo Twitter, natalenses deflagraram uma campanha pela redução dos preços de combustíveis (veja matéria abaixo).
"O natalense chegou ao seu limite e a mobilização começa a partir de agora", disse o vereador Julio Protásio, que participou da reunião representando a Câmara Municipal. O vereador explicou que a bandeira BR detém mais de 40% dos postos de Natal e, sendo assim,o boicote a esta bandeira estará atingindo grande parte do mercado. "Além disso, a orientação é que os motoristas não abasteçam em postos das avenidas Prudente de Moraes, Hermes da Fonseca e Engenheiro Roberto Freire, independente da bandeira, porque nesses corredores estão localizados os postos com a gasolina mais cara de Natal e todos praticam igualdade de preços", disse.
A ação está prevista para durar quinze dias. Após esse período, as entidades vão analisar os resultados e decidir pela continuação ou não da campanha. A mobilização do movimento "Combustível mais barato já" não para por aí. Representantes das entidades participantes da campanha farão um apelo à governadora Rosalba Ciarlini para tentar convencê-la a reavaliar o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina, que teve um aumento de 2%, passando de 25% para 27%. "Vamos tentar sensibilizar a governadora para que ela volte atrás no aumento do ICMS da gasolina, para que essa redução seja repassada ao consumidor", disse o vereador Julio Protásio.
Na reunião ficou definido também que o Procon estadual fará semanalmente um acompanhamento de preços dos combustíveis de Natal. "A pesquisa será disponibilizada para os veículos de comunicação do estado e estará no site oficial do Procon para que a sociedade tenha acesso aos preços praticados pelos postos de combustíveis na capital e Grande Natal", disse Araken Farias, coordenador do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário