quinta-feira, 10 de março de 2011

Parceria ajuda a melhorar índices de avaliação


"Ler é uma prática fundamental à formação do cidadão e um importante instrumento de acesso ao conhecimento e a cultura". Com base nesse princípio, foi implantado, no ano de 2007, o programa Prazer em Ler e o Projeto Escola de Leitores por meio de uma parceria entre entidades públicas e privadas do Estado.


Começou apenas com a Escola Estadual Hegésippo Reis. Até 2009, as ações se estenderam, exclusivamente, as séries iniciais (1º ao 5º ano) das escolas estaduais de Natal e Parnamirim. Em 2010, a parceria foi estendida ao município de Mossoró.

O programa Prazer em Ler tem como finalidade promover a formação de leitores por meio de ações continuadas que estimulem a formação de leitores e o gosto pela leitura mediante práticas pedagógicas com a presença continua de mediadores de leitura nas bibliotecas e diversos espaços destinados a leitura.

O Escola de leitores investe na formação de educadores para fomentar a leitura nas respectivas comunidades escolares, cria espaços e ambientes de leitura e qualifica acervos literários favorecendo a democratização do acesso ao livro e a leitura como prática social.  

A leitura literária é parte integrante do projeto político pedagógico da Secretaria de Educação do Estado como instrumento importante para a melhoria dos índices alcançados pelas escolas da rede nas avaliações nacionais. Para atingir os objetivos esperados, a SEEC pretende dar continuidade, de forma mais ampla, ao processo de organização da Rede Potiguar de Escolas de Leitores implementando pólos de leitura nas escolas da rede estadual.

As ações desenvolvidas consistem na formação continuada por meio de seminários, fóruns, saraus literários nas escolas – praças, pontos de ônibus, postos de saúde, praças, parques e festas infantis - ambientação dos espaços de leitura, ampliação dos acervos por meio do vale-livro, concurso escola de leitores e intercambio.

Em apenas três anos de trabalho, os resultados observados foram muito satisfatórios e estimulantes. Os professores criaram um sentimento de identificação para com a leitura literária, as escolas alcançaram metas de leitura inseridas no projeto pedagógico - que permitiram a melhoria nos índices de avaliação - algumas escolas melhoraram seus espaços de leitura, os alunos passaram a apresentar um comportamento melhor com relação ao ambiente escolar e aprenderam a fazer a relação entre o autor e sua obra.  

Para este ano, as entidades envolvidas: Governo do RN, Prefeituras de Parnamirim e Mossoró, o Instituto C&A e IDE (Instituto de Desenvolvimento da Educação) planejaram atender cerca de 21.800 alunos em 109 escolas da rede estadual e 78 municipais. O trabalho envolve a participação direta de aproximadamente 400 profissionais entre mediadores de leitura, bibliotecários, gestores e supervisores. 

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