A exposição “Origens Nordeste Brasil” será aberta hoje, às 19h, na galeria Newton Navarro, da Capitania das Artes, com 80 obras de arte assinadas pela artista plástica Ana Selma Galvão, que usa como técnica e matéria-prima a reutilização papel, doado por instituições, empresas e escolas. A iniciativa visa incentivar a sustentabilidade. Ana Selma reutiliza o papel por meio de técnicas como o papier mâché, que significa papel amassado, picado e esmagado, uma técnica milenar feita com papel picado embebido em água, coado e misturado com cola. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos. Ana Selma também utiliza nas suas obras a técnica da papietagem, em que usa o balão, folhas de papel e goma de mandioca.
Para a exposição “Origens Nordeste Brasil”, a ideia foi aliar arte e sustentabilidade, transformando-as em ícones que representam a cultura nordestina, como Lampião e Maria Bonita, a Baiana, o Bumba-meu-Boi, o Pescador, entre outros. A exposição ficará na Capitania das Artes durante um mês – até o dia 15 de abril, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A exposição é integrante do projeto “Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas”, que tem como concepção artística a reciclagem do papel por meio da transformação dessa matéria-prima tão simples - o papel maché - em ricas peças de arte, além de outras técnicas. As peças para essa exposição começaram a ser elaboradas em maio de 2010 e têm como inspiração a cultura nordestina, que é um patrimônio nacional. As rendeiras, vaqueiros, cangaceiros e outros personagens foram recriados a partir do papel. O projeto conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.
Despertar o interesse pela reciclagem, sustentabilidade e aproximar as crianças das questões ambientais são os objetivos da artista. Durante a exposição, serão ministradas quatro aulas, onde o visitante irá aprender as técnicas, além de ter a possibilidade de criar sua própria obra pintando máscaras de papier mâché.
Após esse período na capital potiguar, a exposição segue rumo ao Porto, em Portugal, com abertura marcada para o dia 9 de maio, no Grande Colégio Universal. Em terras lusitanas, a “Origens Nordeste Brasil” fica em exibição até o dia 23 de maio.
Serviço:
Exposição Origens
Nordeste Brasil
Projeto Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas”
Abertura hoje (15), às 19h, na Galeria Newton Navarro - Capitania das Artes - Ribeira
Visitação de segunda à sexta, das 9h às 17h, até 15 de abril.
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário