sábado, 26 de fevereiro de 2011

Inadimplência gera perda milionária

Paulo Sérgio Freire
Da Redação
O prejuízo da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) com a inadimplência, somente em Mossoró, gera uma perda para companhia de R$ 1.589.276,24. Os dados foram passados pela empresa que prorrogou por mais de 30 dias o prazo para negociação de contas em atraso com descontos de até 100% nos juros e parcelamento em até 36 vezes. Agora, o benefício se estenderá até primeiro de abril.
Segundo o assessor comercial da Caern, José Dantas, a promoção vem desde o ano passado e restam agora pouco mais de 40 dias para encerramento do prazo, que não será mais prorrogado. Dantas orienta os clientes a procurarem um dos escritórios de atendimento em todo Estado. "É importante apresentar CPF e uma conta anterior para localização do cadastro", diz o assessor. 
Com 70.637 clientes em Mossoró (veja infográfico com números completos), a companhia revela que desse número, 59.281 contas estão ativas (que está ligada à rede), 7.919 estão inativas (sem ligação com a rede) e 3.437 são consideradas atualmente suprimidas, ou seja, estão em débito com a empresa variando de 3 a 4 meses. Segundo a assessoria de comunicação da Caern, os imóveis considerados ativos e que estão em atraso na cidade já passam dos dois mil. Esse número gera à companhia, segundo sua assessoria, um volume de 12.652 contas em atraso. Entre as formas de pagamento para clientes em atraso e que desejem negociar, a Caern adianta que podem ser feita das seguintes formas: nos pagamentos à vista, desconto de 50% nos valores das multas regulamentares, taxas de corte/religação e períodos não faturados. Nos acréscimos como juros de mora e atualização monetária, a Caern está oferecendo 100% de descontos. 

PRAZO
Ainda de acordo com assessoria de comunicação da empresa, a Caern oferece prazo de até três anos (36 parcelas) para pagamento dos débitos, com dispensa dos acréscimos nos juros e atualização monetária da dívida e do parcelamento, além do desconto de 50% no valor da multa. José Dantas lembra que o valor de cada parcela não pode ser inferior a 50% da tarifa mínima do respectivo cliente. Quem tiver com o serviço cortado por um período superior a dois anos, considerando a data do corte, sem faturamento da empresa, não recebe os benefícios da promoção. Para quem já teve parcelamento anterior, o débito negociado nas contas já emitidas ou para cobrança futura, ficará mantido, sendo incluído na negociação.

Manutenção deixa abastecimento reduzido por hoje
A oferta de água será reduzida em 20% hoje em Mossoró porque a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza neste sábado, a partir das 8h, serviço de manutenção dos equipamentos da Estação de Bombeamento I, localizada no município de Assu, responsável por parte do abastecimento da cidade.
O tempo de manutenção previsto é de quatro horas, mas a normalização do abastecimento só deve acontecer no final da tarde de hoje. De acordo com o comunicado da companhia, a manutenção é essencial para garantir que não haja interrupções maiores no fornecimento de água. A empresa pede a colaboração dos consumidores, no sentido de utilizar o produto racionalmente, evitando lavagens de carros, jardins e outras atividades que elevem o consumo de água no período.

fonte: jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário