domingo, 20 de fevereiro de 2011

Educação do Município de Mossoró implanta sistema de gestão

A Gerência Executiva da Educação da Prefeitura de Mossoró está implantando na rede pública municipal de ensino o software livre "iEducar". Com ele, todas as escolas serão integradas de forma que será possível manter com maior agilidade e acompanhamento o cadastro único dos alunos, bem como boletins, diários de classes, pontos dos professores e até mesmo acompanhar a estrutura dos prédios.
"O sistema funciona integradamente e vai disponibilizar através da internet até mesmo as notas dos alunos, que poderão acessá-las nos laboratórios das escolas, por exemplo", explicou a gerente da Educação, Ieda Maria Araújo Chaves Freitas.
Toda a zona urbana estará integrada pelo iEducar e a zona rural o terá assim que forem resolvidas algumas questões estruturais, como a disponibilidade de Internet nas comunidades. "Hoje, as operadoras não dispõem de Internet em todos os lugares, então é preciso que haja o acesso para a integração desse sistema", explicou a gerente.

A rede pública municipal tem hoje 13.725 alunos matriculados no Ensino Fundamental, enquanto o Ensino Infantil tem cerca de 7 mil alunos. As vantagens são inúmeras e vão desde o controle a acompanhamento das atividades didáticas até a própria informação da proficiência do aluno.

Seminário
O sistema começará a ser implantado na rede pública a partir desta segunda-feira. A instalação começará a ser feita pela empresa contratada para o serviço, a Gestec, de Natal. Os professores serão treinados através de um grande seminário que terá a participação de representantes de todas as escolas.
"Ao final desse sistema, será possível a realização do censo do professor, um documento extremamente importante para a avaliação docente. Além disso, também poderemos traçar uma ferramenta de acompanhamento das turmas", argumentou.
i-Educar
O i-Educar é um software de gestão escolar. Centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão, racionalizando o trabalho do servidor público.
Com o i-Educar é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Funcionalidades como matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais são realizados de forma integrada. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas.

fonte: jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário