quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ano letivo ainda não foi iniciado nos municípios do Vale do Açu


MAGNOS ALVES
Do Vale do Açu


Oficialmente, o ano letivo na rede estadual de ensino foi iniciado na última segunda-feira, 14. Porém, nos municípios que compreendem a região do Vale do Açu, as escolas continuam vazias. Motivo seria a falta de transporte para os estudantes da zona rural.
De acordo com ofício enviado pela diretora da 11ª Diretoria Regional de Educação (11ª Dired), Francisca Livanete Barreto Ferreira, as aulas nos municípios de Assu e Triunfo Potiguar terão início no próximo dia 28 de fevereiro. Nos municípios de Carnaubais, Campo Grande, Paraú, Ipanguaçu e Itajá as aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira, 21. O único município da jurisdição da 11ª Dired que iniciou o ano letivo no dia 14 foi São Rafael.
A mudança no calendário letivo é motivo de reclamação por parte dos diretores das escolas.
A diretoria da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, localizada em Assu, Édila Jaíne Araújo Aquino Nóbrega, afirmou que o atraso no início das aulas prejudica a escola e os estudantes.
Ela disse que chegou a abrir o JK na segunda-feira e receber os estudantes, mas depois teve que informar que o ano letivo não seria iniciado porque não havia transporte para deslocar os estudantes da zona rural. "Recebemos um ofício da (11ª) Dired informando o problema e adiando o início das aulas", relatou a diretora.
Segundo Édila, o atraso prejudica os estudantes porque eles ficam desestimulados logo no início do ano letivo. "Além disso, há prejuízos para escola porque muitos pais estão pedindo a transferência dos seus filhos", revelou, acrescentando que tem conversado com pais e alunos para explicar que a culpa não é da escola e evitar as perdas.
A escola já perdeu centenas de alunos por conta da reforma que está sendo feita em sua estrutura que obrigou à direção a reduzir o número de salas no turno matutino.
A reportagem visitou a localidade rural de Panon I, em Assu, e constatou a insatisfação de pais e estudantes por conta da falta de transporte escolar e consequente remarcação do início das aulas.
A agricultora Maria Firmina Olegário disse que o filho estava se preparando e ansioso com o início do ano letivo. O motivo era especial: seria o primeiro dia de aula dele como estudante do ensino médio.
Porém, a ansiedade virou decepção depois que Daniel Messias Olegário ficou sabendo que ia ter que esperar um pouco mais para estrear como estudante secundarista. "Estava com pressa porque quero chegar logo na universidade", declarou Daniel, que mesmo com todas as dificuldades de morar na zona rural chega ao ensino médio com apenas 15 anos.
A reportagem tentou falar com Francisca Livanete sobre o assunto pessoalmente e por telefone, mas não conseguiu. Quando esteve na sede da 11ª Dired na manhã desta quarta-feira, 16, a reportagem foi informada que Livanete se encontrava em Natal. A reportagem então ligou para o celular da diretora, mas Livanete declarou que não daria informações ao telefone.



Nenhum comentário:

Postar um comentário