quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fátima Cardoso: escolas não têm condições de iniciar ano letivo


Coordenadora do Sinte-RN lista dezenas de problemas estururais e professores ameaçam entrar em greve.


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte - Sinte-RN divulgou hoje a situação de alguns dos Centros Municipal de Educação Infantil (Cmei) e das Escolas administradas pela Prefeitura de Natal. De acordo com a coordenadora do sindicato, professora Fátima Cardoso, das 38 unidades educacionais inspecionadas pelos diretores do Sinte desde segunda-feira, a maioria não apresenta condições de infraestrutura para dar início ao período letivo que se inicia no dia 9 de fevereiro.

A creche Wilma de Faria em Morro Branco e a Escola Municipal Ulisses de Góis em Nova Descoberta, ambos na zona sul, foram citadas como as que apresentam piores condições de receber os alunos.

Fátima Cardoso constata um série de problemas que se repetem a cada ano. “Nas férias os serviços essenciais de manutenção não são realizados pela Prefeitura Não há pintura, as grades estão enferrujadas, as escadas deterioradas. Falta material de expediente e de limpeza e estão quebrados os chuveiros, as escadas e as torneiras. Também está faltando areia nos parquinhos” .

A equipe do Sinte-RN ainda encontou muitas escolas com portas fechadas. Outro problema informado pela professora seria em relação ao fardamento. “A Prefeitura ainda enviou recursos às escolas para comprar as fardas aos novos alunos matriculados, que correm o risco de começar o ano vestindo roupas comuns”.

Até o início das aulas do município o Sinte –RN pretende percorrer todas as 60 escolas de ensino fundamental e os 58 Cmeis da capital para logo em seguida dar início ao mesmo processo com as escolas de ensino médio, de responsabilidade do Governo do Estado.

Greve
Fátima Cardoso disse que o risco dos professores municipais deflagrarem greve é iminente. “ Nos reivindicamos um reajuste de 15,29 % nos salários dos professores de educação infantil e educação superior. Caso não haja negociação até o início do período letivo em 9 de janeiro podemos entrar em greve”.

Os professores da educação infantil têm carga horária de 40h semanais com salário de R$ 1340,00 . Já os professores com nível superior apresentam vencimentos de R$ 1.024,00 e carga horária de 20h semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário