quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Doenças de verão: como se proteger?


Exposição prolongada ao sol e consumo de alimentos em locais de lazer são os principais fatores de risco típicos desta época do ano.



O verão está aí. E com a estação mais quente do ano, vem as famosas doenças de verão. Isto porque o calor excessivo proporciona condições ideais para a ocorrência de alguns problemas de saúde típicos da época. Os mais frequentes são: desidratação, insolação, doenças de pele, dengue e intoxicação alimentar.

A exposição prolongada ao sol, o consumo de alimentos em locais de lazer, os aglomerados de pessoas e vários outros fatores de risco são mais comuns no verão e exigem cuidados para prevenir doenças e garantir que a diversão não acabe mais cedo.

Segundo o infectologista Luís Carlos Macedo, as complicações mais freqüentes no verão são aquelas relacionadas à perda de líquidos e à desidratação. “Nesta época do ano, as pessoas mudam suas rotinas, ficam expostas ao calor e, geralmente, descuidam da alimentação”, destacou.

Além disso, de acordo com o especialista, outras doenças estão relacionadas ao maior contato entre as pessoas. “Problemas de pele também são bastante comuns no verão, assim como insolação e intoxicação alimentar”, alertou o Dr. Luís Carlos Macedo.

Por isso, o portal Nominuto.com foi falar com quem entende para saber quais os principais problemas de saúde do verão, assim como as maneiras de preveni-los.

Desidratação
A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais 
do corpo, e tende a ser mais comum durante o verão. Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração. 

Com a desidratação, a pessoa passa a apresentar sede, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas e olhos ressecados. É uma doença greve, por isso, deve ser evitada com algumas dicas: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves e ingira constantemente líquido. 

Insolação 
A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Como conseqüências, a pessoa pode sentir os seguintes sintomas: intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e, até mesmo, a inconsciência. Procure o atendimento médico imediatamente. 


Intoxicação Alimentar
A alimentação feita em locais que não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos ou que deixam eles expostos por longos períodos à temperatura ambiente são os principais causadores da intoxicação alimentar. 

Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas que variam de acordo com o microorganismo causador do distúrbio. Pode causar diarréia, um simples desarranjo intestinal, náuseas, vômitos, febre, cefaléias, e até mesmo, desidratação grave. Em  geral, os sintomas duram poucos dias.

Micoses
No verão, temos mais contato com a água, seja transpirando ou pela ida na praia ou na piscina. Isso faz com que a nossa pele fique úmida por mais tempo, o que favorece o aparecimento das micoses - doenças causadas por fungos.

A doença pode aparecer nas virilhas, nos pés e nas unhas, e inicia-se sempre por uma pequena lesão vermelha, provoca escamação contínua da pele e coceira. Deve-se procurar um dermatologista.



Conjuntivite bacteriana
É uma infecção das conjuntivas (aquela pele transparente
que recobre os olhos). Entre os sintomas, estão: olhos vermelhos e lacrimejantes, produção de secreção amarelada, fotofobia (dor ao olhar para a luz) e uma sensação de que há areia dentro dos olhos. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda.

O contágio pode ser através de contato direto com uma pessoa  contaminada, compartilhando toalhas, mergulhando no mar em praias poluídas e usando piscinas com tratamento de cloro ausente ou ineficiente.

Dengue
A dengue é uma das mais conhecidas doenças de verão. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que transporta o vírus. Quem é picado pelo inseto pode sentir febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, além de perder o apetite, ter náuseas e apresentar bolinhas vermelhas por todo o corpo que causam coceiras. Por isso, em caso desses sintomas procure o posto de saúde mais próximo de sua residência. 

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente, como Pneus, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário