terça-feira, 2 de novembro de 2010

Em sua 1ª entrevista após ser eleita, Dilma afirma que vai “cuidar do povo brasileiro”

Sucessora disse que posse será momento de emoção por ser “despedida de Lula”

Do R7
Em sua primeira entrevista após ser eleita presidente, Dilma Rousseff (PT) afirmou que “vai cuidar do povo brasileiro”. Em entrevista às jornalistas Ana Paula Padrão e Adriana Araújo, Dilma concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Record na noite desta segunda-feira (1º), um dia após ser eleita com 56,05% dos votos válidos.

- [Ser presidente] é uma oportunidade para cuidar do povo brasileiro.
A TV Record sai na frente e é a primeira emissora a entrevistar a presidente eleita do Brasil. Dilma se dispôs a falar primeiro com a Record, em um hotel de Brasília.
A petista afirmou que, após ser escolhida para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “chorou para os dois lados”.

- Eu chorei, a gente chora às vezes para dentro e um pouco para fora. Eu chorei para os dois lados.


A presidente eleita disse que, quando assumir o cargo, vai ficar contente, mas que, ao mesmo tempo, vai ficar triste por ser a despedida de Lula.

- Vou ficar muito alegre por estar assumindo a Presidência e, ao mesmo tempo triste, por ser a despedida do Lula, com quem eu tive um desafio imenso e muitas realizações. Várias conquistas e várias realizações nós conseguimos juntos. Para mim vai ser um momento de muita emoção.

Dilma afirmou que, durante esta segunda-feira, falou com vários chefes de Estado que ligaram para cumprimentá-la pela vitória. A presidente eleita disse que conversou com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama; da França, Nicolas Sarkozy; do México, Felipe Calderón; do Chile, Sebastián Piñera e de El Salvador, Maurício Funes.

Em relação à política econômica de seu governo, Dilma afirmou que vai manter os princípios da administração do presidente Lula.

- Eu te garanto o seguinte, uma coisa é certa, manterei todos os princípios que regeram o nosso governo. Nos não brincaremos com a inflação.
Dilma descartou qualquer controle da imprensa, mas disse que tem o direito de se defender quando é atingida.
- Sempre brinco que controle remoto é o melhor que pode ter por parte da população em relação à mídia. Ele decide ao que vai assistir, o que vai ler. Eu prefiro as vozes críticas, vivi a ditadura e sei do que se trata.
A petista explicou a frase “sim, nós podemos” que disse no primeiro discurso após a vitória. Ela lembrou que estava no aeroporto e uma menina de uns 9 ou 10 anos quis saber se uma mulher pode chegar à Presidência da República.
- Eu respondi: ‘sim, a mulher pode’.
Lembrando que sonhava em ser bailarina quando criança, ela admitiu que a sua conquista estimula os “sonhos” de outras crianças.
Dilma reafirmou seu compromisso com a erradicação da miséria no país. Ela lembrou que, de acordo com os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há ainda no Brasil 21 milhões de pessoas pobres.
- Não seremos nem um país nem uma sociedade desenvolvida enquanto houver miséria. Eu acredito que esse é um processo que temos de iniciar e colocar na pauta da sociedade.

A presidente eleita disse ainda que seu governo terá metas para prover melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

- Um dos primeiros atos que eu terei será fazer uma conclamação aos governadores sobre saúde pública e segurança pública.
Questionada sobre o papel que o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) poderia desempenhar no governo, Dilma evitou falar da composição de sua futura equipe.

- Eu ainda não tratei disso. Mas, quando eu tratar, vocês serão as primeiras a saber.

fonte: http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/em-sua-1-entrevista-apos-ser-eleita-dilma-afirma-que-vai-cuidar-do-povo-brasileiro-20101101.html

Um comentário: