domingo, 4 de julho de 2021

As aulas da Rede Estadual de Educação poderá inicia na segunda quizena de julho

 


O governo do RN já estipula possíveis datas para o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, com a melhoria nos índices de transmissibilidade e assistência do Estado em face da pandemia de covid-19. O calendário a ser firmado em pactuação com a Unidade dos dirigentes municipais de educação (Undime)  e a justiça estadual deverá ser formalizada nessa semana e as datas possíveis para volta são 19 ou 26 de julho. 

De acordo com o secretário Estadual de educação, Getúlio Marques, a Secretaria de Estado da educação e da cultura (SEEC)  está resolvendo os detalhes finais para anunciar o retorno, como merenda e transporte escolar para os estudantes.

"O planejamento é que nosso retorno aconteça na segunda quinzena de julho, só falta definir se Será no dia 19 ou no dia 26. Estamos dependendo de processos internos, como transporte, a merenda, porque o retorno está sendo pactuados junto a Undime. Estamos planejados para volta mas se, contamos com essa necessidade dos contratos com os transportes escolares que são feitos pelas prefeituras, no convênio conosco, e a parte de merenda, que é um repasse do governo federal que encaminhamos para as escolas. Mas, tem a burocracia interna da compra em cada um dos setores, explica o secretário de educação do RN, Getúlio Marques.

As aulas estão suspensas em todo o Estado do Rio Grande do Norte desde 18 de março de 2020, e o que se tornou uma das primeiras medidas decretadas em virtude da pandemia de covid-19. A situação também foi estendida a Natal desde então, as aulas estão acontecendo em formato virtual. Na rede privada chegou a retomar atividades em setembro do ano passado de forma presencial, mas foi preciso suspender novamente as aulas por força de decretos com medidas de restrição pelo recrudescimento da pandemia.

Ainda de acordo com o secretário Getúlio Marques, o retorno às aulas presenciais será feito conforme os protocolos de biossegurança estabelecidos juntos ao comitê científico do Estado e aos interlocutores da educação, como as escolas, entidades e sindicatos representantes. Portanto, inicialmente, 30% das turmas voltaram as escolas, com o restante em formato virtual a cada 14 dias será feito o aumento desse percentual ao passo que novas turmas também poderão ir presencialmente aos unidades de ensino escolar.

Tribuna de Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário