Em sua viagem histórica para Cuba, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama realizou no final da manhã desta terça-feira (22) um discurso para o povo cubano. Em seu pronunciamento, ele reconheceu que existem diferenças entre os dois países, mas que é preciso discutir uma reaproximação. Segundo o líder norte-americano, “Estados Unidos e Cuba são como dois irmãos que estiveram separados por muitos anos”.
Obama disse que a colonização das duas nações foram semelhantes. “Somos países colonizados por europeus. Como os EUA, o povo cubano pode encontrar suas origens nos escravos e donos de escravos e nós recebemos ambos, imigrantes que atravessaram grande distâncias para começar vida nova”, afirmou.
Como esperado, Obama criticou os atentados ocorridos hoje na Bélgica, quando duas explosões foram registradas de manhã no aeroporto de Zaventem e uma terceira, cerca de uma hora mais tarde, na estação do metrô de Maelbeek, ambos em Bruxelas, capital da Bélgica. “Nossos pensamentos e orações do povo americano estão com o povo da Bélgica e condenando esses deploráveis atentados vitimando inocentes”.
O presidente Obama disse ainda que os Estados Unidos prestará total apoio aos país para combater o terrorismo. “Precisamos estar juntos, independente da nacionalidade, raça, na luta contra o terrorismo. Nós podemos e vamos derrotar aqueles que ameaçam as pessoas ao redor do mundo”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário