quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Uern publica edital do PSV/2014 com novidades



A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Comperve/Uern) publicou ontem o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014) com a oferta de 2.180 vagas iniciais nos cursos de graduação. As inscrições serão abertas a partir das 9h do dia 18 de novembro e podem ser feitas até o dia 6 de dezembro. Já as provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2014.
Segundo o professor Egberto Mesquita, coordenador da Comperve/Uern, estão sendo esperadas 22 mil inscrições para o processo seletivo. "Essa é a média dos últimos anos. Agora é aguardar o início das inscrições porque surgem muitas dúvidas. Por esse motivo, estamos disponibilizando contato através das redes sociais, email e telefones", afirma.
As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet, através do portal da Uern: www.uern.br. Os candidatos devem fornecer o número do CPF e concordar com todas as informações constantes nas orientações para ter acesso ao formulário de inscrição. O valor da taxa é de R$ 110 e deverá ser paga até o dia 11 de dezembro, através de boleto bancário.
O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cota social e que declare ser pessoa com deficiência e/ou isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 16 a 20 de dezembro.
As provas do PSV 2014 serão aplicadas nos municípios de Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó, no horário das 13h30 às 17h30, pelo horário oficial local. Os candidatos com necessidade especial terão uma hora a mais para responder as questões. Já o acesso ao local de realização das provas pelo candidato ocorrerá das 12h45 às 13h15.
 
Seleção terá cota para candidatos com deficiência
O edital do PSV/2014 trouxe várias novidades para o processo seletivo. Entre as principais, está a reserva de vagas para pessoas com deficiência. "5% ou mais das vagas de cada curso de graduação serão destinadas para pessoas com deficiência. No total, serão ofertadas 131 vagas", explica Egberto Mesquita.
Outro destaque do certame é a redução de 422 vagas em comparação com o PSV/2013. "Ficou definida a não-abertura de vagas iniciais para os cursos de graduação nos núcleos avançados. Somente estão sendo ofertadas vagas para os campi da Uern", esclarece.
O curso de Medicina, pela primeira vez, oferece 60 vagas com entrada semestral. "Houve a redução das vagas para os núcleos, mas o curso de Medicina aumentou as vagas. Agora os candidatos têm a opção de entrada, se no primeiro ou segundo semestre", destaca.
Outra alteração é o horário de realização das provas, que passou para o turno vespertino. "Essa foi uma solicitação dos candidatos que precisavam se deslocar de outras cidades para fazer as provas. Acreditamos que a mudança irá favorecer os candidatos", conclui.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário