terça-feira, 19 de novembro de 2013

Começam as matrículas para a rede estadual de ensino

 
O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (18), o período de solicitação de matrículas para as escolas estaduais em 2014. O estudante que deseja ingressar na rede estadual tem até o dia 22 de dezembro para acessar o site www.sigeduc.rn.gov.br
e solicitar sua vaga. Os alunos que já estão na rede e desejam mudar para outra escola estadual também devem solicitar a sua transferência pelo sistema. Já os estudantes que irão permanecer nas escolas estaduais em que estudam atualmente precisam solicitar a renovação de matrícula nas secretarias das unidades.

Entre as principais mudanças deste ano está a necessidade do aluno apresentar o número do CPF na hora de solicitar a matrícula. Para facilitar o acesso dos estudantes ao documento, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Educação, formou equipes distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para cadastrar o CPF dos alunos diretamente nas escolas. No interior e na capital, o cronograma de cadastramento do CPF continua, mesmo com o início das solicitações de matrícula.

 Matrículas só podem ser feitas pela internet

Testado na matrícula 2013 em Natal, o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, está sendo utilizado pela primeira vez para as matrículas nas escolas do interior do Estado. Quando o ano letivo for iniciado, ele vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e informações relacionadas às rotinas escolares. O aluno fará não apenas sua matrícula online, mas acompanhará suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da turma, receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola.

Entre os principais benefícios também estão o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos.

Para a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, com a matrícula 2014, o Governo cumpre o seu planejamento de estadualizar o SIGEduc até dezembro de 2013. “O que estamos acompanhando agora é uma verdadeira transformação na gestão da rede estadual, saindo da era do papel e entrando na era digital. Também ficarão no passado as longas filas que os pais enfrentavam para garantir a matrícula de seus filhos nas escolas mais procuradas. É a tecnologia que deu certo na UFRN a serviço da Educação Básica do Rio Grande do Norte”, reforçou a secretária.

O endereço eletrônico para acessar o sistema é o www.sigeduc.rn.gov.br. Mesmo quem não está inserido na comunidade escolar pode conferir algumas funcionalidades, como a consulta às escolas por bairro, distrito ou município, consulta de unidades escolares próximas a sua residência, com a possibilidade de indicação de rotas para se chegar ao local, e visualização do mapa de unidades por todo o Estado.
Para o diretor da E E Pe José de Anchieta, Prof. Roberto de Araújo, o sistema vem garantir de forma democrática a inclusão de todos e um novo olhar para se cumprir prazos, a legislação e o acompanhamento por quaisquer dos seguimentos, no que se refere aos pais, os mesmos poderão acompanhar a frequências e os boletins dos seus filhos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário