quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Chuva de Livros do Seridó

A terceira edição da Feira do Livro do Seridó vai ser realizada em Caicó entre os dias 22 e 24 de setembro. O público vai contar com uma programação diversificada e totalmente gratuita. Poetas populares e debates com autores locais e nacionais serão algumas das atrações
Com o objetivo de difundir a riqueza da literatura, proporcionar o encontro entre leitor, personagens, autores e obras literárias e intensificar a disposição natural para revelar os novos talentos do seridó potiguar, a terceira Feira do Livro do Seridó terá suas portas abertas a partir de hoje, 22, no pavilhão da Ilha de Santana, em Caicó.
O evento faz parte do Circuito Potiguar do Livro e surgiu em 2009 após os bons resultados das cinco primeiras edições da Feira do Livro de Mossoró, que chegou este ano à sua sétima edição. Além da ampla oferta de livros, a Feira do Livro do Seridó oferece palestras, oficinas e bate-papos com autores nacionais e locais, além de uma intensa programação cultural desenvolvida para despertar no público seridoense o prazer pela leitura.
De acordo com Rilder Medeiros, um dos coordenadores do evento, a meta é realizar uma programação variada, de modo a atingir diferentes públicos e despertar neles o interesse pela leitura. "A partir de uma vasta programação cultural e da ampliação das atividades, iremos incentivar o hábito da leitura de maneira divertida e espontânea, estimulando a escrita e o convívio mais próximo da população com o mundo dos livros", destaca.
No total, serão 33 horas de programação, entre apresentações culturais, palestras, lançamentos de livros e bate-papos. Quinze escolas do município e região confirmaram presença no evento, que contará com 26 estandes de exposição e venda de livros. Paralelo a isso, o palco do pavilhão principal da Ilha de Santana e o Circo da Luz estarão à disposição dos participantes com uma rica programação de atividades literárias e artísticas.
Segundo Osni Damásio, que também está à frente na organização, a Feira do Livro do Seridó é uma aposta que vem dando certo desde a primeira edição. "Quando decidimos realizar mais esta Feira, tendo como base a rica experiência que adquirimos pelos trabalhos desenvolvidos em Mossoró, não imaginávamos que a resposta positiva do público, apoiadores e patrocinadores fosse ser tão instantânea e compensadora. Hoje, a região seridoense pode dizer, com orgulho, que possui um evento de grande porque que incentiva a produção literária no Estado", conclui.
Grandes nomes da literatura nacional e regional confirmaram presença na terceira edição da Feira. Dentre eles está o cantor, compositor e escritor Lobão, que vai participar de bate papo com o jornalista caicoense Ailton Medeiros sobre a autobiografia "50 Anos a Mil". Na ocasião, além de debater sobre seu livro, Lobão promete interagir com o público e polemizar através de suas declarações sobre política, música e a sociedade em geral, assim como fez na Feira do Livro de Mossoró.
Outro nome de destaque é o do escritor, poeta, cronista, jornalista e professor Fabrício Carpinejar, que já possui 18 obras publicadas e possui em seu currículo o Prêmio Jabuti 2009. Com um jeito caricato de ser, o gaúcho que pinta as unhas, usa óculos chamativos e faz desenhos em sua própria careca tem tudo para atrair a atenção em sua participação no evento, que vai se basear em um bate papo com o publicitário e jovem escriba Patrício Junior. O livro mais recente de Carpinejar foi lançado este ano e é denominado de "Borralheiro (Minha viagem pela casa)", que retrata a mudança do comportamento masculino, na qual o homem passa a ser o dono do lar.
Lançado no ano passado, o livro "Cidades Seridoenses - Caicó", do repórter fotográfico João Maria Alves, vai estar exposto durante todos os dias para visitantes da Feira. Referência para quem busca outro olhar sobre as cidades da região, o livro busca trazer novos conceitos às paisagens e arquiteturas dos municípios do seridó norte rio-grandense. As fotos que compõe a publicação foram feitas desde 1995 e, dentre elas, está o famoso Arco do Triunfo, construído para marcar a passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima por Caicó.
A solenidade de abertura da Feria acontece hoje, 22, às 19h30 e vai contar com a participação da Filarmônica Recreio Caicoense. Em seguida, para finalizar a noite, haverá o bate papo entre o cantor Lobão e o jornalista Ailton Medeiros. A programação segue até sábado, das 9h às 12h e das 14h às 22h.
Para saber mais informações sobre a III Feira do Livro do Seridó e conferir toda a programação, acesse o site oficial do evento: www.feiradolivrodoserido.com.br.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário