Algo especial para uma região é a chegada de uma universidade. As cidades de Angicos, Caraúbas e em breve Pau dos Ferros, estão/vão provando deste ‘doce’.
A Universidade é de fato um motor de desenvolvimento regional sustentável. Angicos já registra crescimento populacional, no comércio e principalmente na construção civil. Caraúbas está no começo da implantação da UFERSA, mas o caminho é o mesmo. A diferença é que o prefeito Ademar Ferreira diz que vai deixar o bonde passar sem tirar proveito.Atualmente são 10 obras em andamento e aguardando o começo pelo menos outras seis. Além da própria UFERSA, têm agência da Previdência, estádio, postos de saúde, praças... O prefeito aguarda da governadora Rosalba Ciarlini a ordem de serviço das obras de ampliação da rede de abastecimento e principalmente de saneamento básico. Esta semana, o prefeito Ademar Ferreira, de Caraúbas, se reuniu com o reitor Josivan Menezes, da UFERSA, em Mossoró e firmaram parceria para ministrar cursinhos pré-ENEM.Os beneficiados, segundo Josivan Menezes e Ademar Ferreira, serão inicialmente os jovens da zona rural de Apanha Peixe e comunidades vizinhas.
Depois irão para as demais. Detalhe: Josivan Menezes é natural de Apanha Peixe, em Caraúbas. É de família muito humilde. Veio para Mossoró, trabalhou, estudou, se tornou professor, doutor e hoje reitor.O cursinho será ministrado por alunos bolsistas da UFERSA com apoio de transporte da Prefeitura de Caraúbas. Oferece aos conterrâneos o que não teve. Teve que correr atrás.
A princípio, o prefeito Ademar Ferreira e o reitor Josivan Barbosa não souberam precisar quantos alunos vão ser beneficiados, mas adiantou que serão muitas vagas.“Queremos ver a garotada de Caraúbas com oportunidades e de preferência na UFERSA, cursando uma das engenharias oferecidas”, destaca o reitor.
O prefeito Ademar Ferreira disse que vai procurar outras parcerias com a UFERSA. “Vamos buscar também para qualificar os professores da rede municipal”, diz Ademar Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário