segunda-feira, 23 de maio de 2011

Secretaria lança no Estado o Projeto Jovem Senador 2011


A Secretaria de Educação lança no âmbito estadual o Projeto Jovem Senador 2011. O projeto faz parte em termos nacionais do Programa Senado Jovem Brasileiro, do Senado Federal, que tem por objetivo proporcionar aos estudantes o maior conhecimento sobre o funcionamento e a importância do Congresso Nacional.
O Projeto Jovem Senador reúne os estudantes classificados em primeiro lugar no concurso de redação do Senado em cada um dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Definidos os vencedores, a legislatura do Senado Jovem é formada com a posse dos alunos e a eleição da mesa diretora dos trabalhos legislativos – presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.
Os jovens senadores e senadores, sob a orientação de parlamentares do Congresso Nacional, irão trabalhar na elaboração de propostas legislativas a serem apresentadas nas sessões do Senado Jovem. Os procedimentos regimentais são os mesmos existentes no Senado Federal. As propostas legislativas aprovadas no Senado Jovem são publicadas no Diário do Senado Federal com o status de "sugestão legislativa".
Concurso de Redação
O Concurso de Redação do Senado Federal deste ano, em sua quarta edição, tem como tema "O Brasil que a gente é a gente quem faz". O concurso é coordenado e executado pela secretaria de relações públicas do Senado Federal em parcerias com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretaria estaduais de Educação.
Dirigido a estudantes dos dois últimos anos do Ensino Médio, regularmente matriculados nas escolas públicas, na faixa etária de 16 a 19 anos, o Concurso de Redação tem por objetivo estimular uma maior compreensão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.
O Concurso de Redação é dividido em quatro etapas:
  • Seleção da redação do aluno pela escola.
  • Inscrição das redações dos alunos, pelas escolas, junto às secretarias de educação.
  • Seleção e envio da redação finalista do estado ao Senado Federal pela secretaria de Educação.
  • Escolha da redação vencedora e do segundo e terceiros lugares pela Comissão Julgadora do Senado Federal.
A redação deve levar em consideração a interdisciplinaridade com enfoques históricos e geográficos, dos direitos e deveres, do exercício político, e do fortalecimento da cidadania.
Mais informações sobre o Concurso de Redação do Senado Federal e o Projeto Jovem Senador 2011 podem ser conseguidas junto a Subcoordenadoria do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação, com os professores Rômulo Augusto e Vera Reis, pelo telefone 3232-1430, ou pelo e-mail ugem@rn.gov.br.

Fonte: seec/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário