quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SEEC vai oferecer curso preparatório para o ENEM e vestibular

Capitão Carverna, Silvio Augusto, Prof. Holanda, Rilke Santos e Elder Bonifácio são nomes famosos no Rio Grande do Norte. São professores que ajudaram milhares de estudantes na preparação para vestibulares, em cursinhos da rede privada. Diversos profissionais liberais do mercado natalense e de outros estados, passaram por eles. Médicos, advogados, engenheiros, entre outros profissionais, entraram nas melhores universidades por meio de uma preparação desenvolvida por esses professores.
Contudo, essa preparação tem um custo. Um custo que estudantes da rede pública não têm como pagar. Segundo Rilke Santos, professor de cursinho, um curso como este custaria entre 300 e 450 reais, na rede privada Porém, o Programa de Estudos Para Alunos do Ensino Médio, lançado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), pretende mudar essa realidade oferecendo aos vestibulandos da rede estadual de educação a melhor qualidade em preparação para concursos do estado.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) está implantando, a partir do próximo final de semana (9 e 10/10), o Programa Complementar de Estudos para Alunos de Ensino Médio. É uma ação complementar de estudos para alunos do terceiro ano da rede estadual de educação e consiste na aplicação de aulões de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibular e concursos. Serão beneficiados 2500 estudantes das escolas estaduais pertencentes às diretorias regionais de educação de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz.
As aulas serão oferecidas de acordo com os componentes curriculares no qual os alunos apresentam maiores dificuldades como Matemática, Física, Português, Química, Biologia, Inglês, Geografia, História e Literatura. O objetivo é proporcionar, aos estudantes da rede estadual, condições de se preparar melhor para as provas e ajudá-los a superar as dificuldades impostas pela falta de recursos financeiros para freqüentar cursinhos preparatórios de boa qualidade, no sentido de diminuir a desigualdade entre estudantes da rede pública e privada.
Para Erileide Rocha, Subcoordenadora do Ensino Médio, a preparação para o ENEM e vestibular é uma fase da vida do estudante na qual a SEEC pretende ajudá-lo a passar com sucesso. "O ensino médio tem, hoje, quase 130 mil alunos. Esses alunos só precisam de oportunidades. Nós estmos levando a eles o que há de melhor na preparação para tudo, não só a passar no Enem ou em um vestibular, mas a se inserir na sociedade com condições de disputar bons empregos no mercado de trabalho".
Experiências como essa já foram desenvolvidas pela própria SEEC e por algumas prefeituras da Grande Natal. O professor Rilke afirma que ensinar já é muito gratificante, mas ter a oportunidade de ajudar estudantes das camadas sociais menos favorecidas é algo especial. "Os alunos que já participaram de uma experiência como essa ficam muito felizes e aproveitam ao máximo. Existem muitas historiais de sucesso aqui em Natal e no interior. Eles ficam tão contentes que no final das aulas vem pedir autógrafo aos professores, isso é muito estimulante".
Serão oferecidos 16 aulões em oito finais de semana. As aulas serão aos sábados e domingos começando as 08h da manhã se encerrando no final do dia com intervalos para lanche e almoço. As inscrições dos estudantes estão sendo feitas pelas escolas e Diretorias Regionais de Educação (Direds). Em Natal, o local das aulas é o ginásio Silvio Pedrosa do colégio Atheneu. Os estudantes interessados, que estão nas cidades das regiões das DIREDS de Natal, Mossoró, pau dos Ferros, Caicó e Nova Cruz devem procurar a direção de sua escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário