quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Estudante de Mossoró que tirou mil no Enem se inspirou em mãe doméstica para escrever redação


O
 Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (16) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Seis candidatos que fizeram a prova no Rio Grande do Norte obtiveram nota mil na redação do Enem, um deles foi a mossoroense Letícia Vicente da Silva.


Em entrevista ao TCM Notícia, a jovem de 17 anos contou que se inspirou na mãe, que é doméstica, na hora de escrever o texto. “Sobre o tema, foi uma surpresa, mas muito bom de escrever. Como filha de doméstica, tive uma inspiração muito grande na hora da prova”, disse a estudante. O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 60 candidatos tiraram nota mil em todo o País. Desse número, apenas quatro são estudantes de escolas públicas; os demais alunos de escolas privadas, como é o caso de Letícia.

A nota máxima foi conquistada com muito esforço. Além da preparação feita na escola, a jovem fez curso online e curso isolado de redação. “Terminei meu 3º ano do Ensino Médio em 2023 e foi um processo longo e difícil, mas muito gratificante. Durante o ano eu me dediquei muito aos estudos, mas não deixei de aproveitar as coisas que eu gosto, como a dança”, conta.

Letícia sempre foi uma aluna com boas notas e, apesar de um histórico positivo, o mil foi uma surpresa. “Fiz o Enem em 2021 e 2022 também, como ‘treineira’, e minha redação sempre foi excelente. No meu primeiro ano, tirei 980 e no segundo ano 960, vindo agora com o 1000 pra concluir a série de notas boas”, disse a aluna.

Agora, a jovem comemora com a família e amigos o desempenho no Enem e aguarda o início das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Letícia pretende cursar Medicina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), mas não descarta outras opções.

“Pretendo cursar medicina na UERN, mas tenho outras opções de cursos que me deixariam muito feliz se eu conseguir entrar!”, finaliza.

TCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário