terça-feira, 26 de março de 2019

Conheça os cursos técnicos com vagas abertas no IFRN

Os cursos Subsequente e ProEJA são ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e são voltados a estudantes do nível médio. Para se tornar aluno do IFRN, é necessário participar de processo seletivo - que pode abranger prova escrita, produções textuais e outras etapas. Confira abaixo um comparativo com as especificidades das referidas categorias ofertadas:  
·         Do que se trata cada curso?
Subsequente: Trata-se de uma modalidade de cursos técnicos destinados àqueles que já concluíram o ensino médio e desejam, por meio da profissionalização, melhor preparação para o mundo do trabalho. É um nível de formação intermediário entre o ensino médio e o ensino superior.
ProEJA: Modalidade de cursos técnicos integrados na modalidade EJA ofertados no Instituto, por meio do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). . É voltado para alunos portadores do diploma de ensino fundamental, que não tenham concluído o ensino médio.
·         Qual o tempo de duração?
Subsequente: Os cursos variam de um ano e meio a dois anos de duração.
ProEJA: Os cursos têm quatro anos de duração.
·         Qual o diferencial do curso técnico do IFRN?
Subsequente: Nessa modalidade, os cursos garantem uma formação técnica integrada à educação básica. Em relação à estrutura curricular e à organização metodológica, articula as dimensões trabalho, ciência, cultura e tecnologia, em uma perspectiva de formação integral e emancipatória.
ProEJA: Os cursos técnicos integrados na modalidade EJA aliam a educação básica à educação profissional, na perspectiva de uma formação integral com objetivo de incluir e elevar o nível de escolaridade dos jovens e dos adulto trabalhadores, concedendo, ainda, o direito à continuidade de estudos na educação superior.
·         Quem pode participar?
Subsequente: Candidatos que tenham certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso que resulte em certificação equivalente.
ProEJA: Candidatos que tenham, no máximo, certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou de curso que resulte em certificação equivalente que tenham 18 anos completos no ato da matrícula no curso, conforme o que determina a política pública vigente.
·         Como se inscrever?
Subsequente: Seguir orientações publicadas nos editais dos Processos Seletivos para ingresso nos Cursos Técnicos Subsequentes. 
ProEJA: Basta seguir as orientações publicadas nos editais dos Processos Seletivos para ingresso nos Cursos ProEJA. 
·         Como é realizado o processo seletivo?
Subsequente: O processo seletivo é realizado através de prova de questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário