sexta-feira, 20 de abril de 2018

Aulões do Projeto #QueroAprender começam no próximo dia 28


Com mais de 10 mil alunos inscritos, os aulões do Projeto #QueroAprender estarão de volta no próximo dia 28 de abril em todas as regiões do RN. Com 12 encontros, a edição 2018 dos aulões auxiliará os estudantes no preparo para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, caminho para o ingresso no ensino superior.
Após o aulão inaugural, os encontros acontecerão nos dias 12 e 26 de maio, 9 de junho, 14 de julho, 18 de agosto, 1º e 15 de setembro, 6 e 20 de outubro e 3 e 11 de novembro, sendo esses dois últimos na véspera do 1º e 2º dia de provas do ENEM. Com inscrição única, o estudante que tenha realizado sua matrícula para os aulões terá direito de participar de todos os demais.

Cada estudante receberá um caderno de questões que servirá de suporte para as discussões que serão apresentados. “O conteúdo das apostilas, que foi produzido pelos professores responsáveis pelos aulões, já está pronto. Elas serão utilizadas por todos os estudantes matriculados”, frisou Gustavo Praxedes, assessor pedagógico da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da SEEC.

Cada aulão abordará as áreas de conhecimento que são cobradas no ENEM, sendo elas: Ciências da Natureza e suas tecnologias, onde os alunos poderão discutir as matérias de química, física, biologia, energia e preservação ambiental; Ciências Humanas e suas tecnologias, que inclui debates sobre história, sociologia, geografia e filosofia. Outra área que será abordada no aulão será Linguagens e Códigos, que inclui português, literatura, artes, educação física e línguas (inglês e espanhol) e a Matemática fecha esse grupo, possibilitando os estudantes apresentarem suas dúvidas sobre comparações numéricas, sistemas de medidas, álgebra, interpretação de gráficos e tabelas, entre outros.

Com uma logística que abrange todo o RN, os aulões acontecerão em localidades centrais de cada regional de ensino, como acontecerá na 7ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), sediada em Santa Cruz, onde os encontros serão ministrados no Teatro Candinha Bezerra. Outro exemplo serão os aulões da 5ª Direc (Ceará-Mirim), que serão realizados no Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Antunes Pereira. O maior polo, Natal, terá seu espaço para aulões escolhido nos próximos dias. “Cada Direc conhece os melhores locais para a realização desta ação. Com o quantitativo de participantes, começamos uma outra etapa, que é a articulação para o transporte e alimentação dos nossos alunos durante os aulões, que, mais uma vez, será garantindo pela SEEC”, explicou Larrúbia Tavares, assessora pedagógica da Subcoordenadoria de Ensino Médio.

Conteúdo Digital
Os estudantes da rede estadual de educação já podem acessar os cadernos de nivelamento do Projeto #QueroAprender. Este material serve de complemento aos conteúdos debatidos em sala de aula e podem ser utilizados por meio do Centro Virtual de Aprendizagem, disponível na página inicial do site da SEEC (www.educacao.rn.gov.br).
Por meio dos cadernos de nivelamento, os estudantes, a partir do 8º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, podem ter acesso a conteúdos de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, redação, artes dentre outras disciplinas. O material pode ser baixado, guardado em dispositivos móveis e utilizado em modo off-line, adequando-se a rotina de estudo de cada aluno.


Saiba mais
Em seu segundo ano, o #QueroAprender ajuda aos estudantes na preparação para a realização de provas avaliativas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os conteúdos são de responsabilidade de professores que atuam nas redes pública e privada de ensino.  Presente em múltiplas plataformas, o aplicativo oficial do projeto #QueroAprender está disponivel no Google Play gratuitamente. 

Créditos: SDEEC/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário