terça-feira, 13 de outubro de 2015

Professor orienta estudantes na reta final para provas do Enem

A pouco tempo para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas no dias 24 e 25 deste mês, a ordem agora é revisar conteúdos. Essa é a orientação do professor de Matemática de uma escola e cursinho da cidade, Hugo Gomes. “O ideal neste momento é reforçar as questões anteriores do Enem, é o melhor simulado, as provas anteriores. Para que os alunos sejam habituados ao tipo de questão”, explica.
Como serão dois dias de prova com diversas disciplinas – o primeiro com Ciências da Natureza e Humanas e o segundo com Linguagens, Matemática e Redação – é preciso que os participantes montem uma estratégia para resolver as questões, de acordo com Hugo. “A prova é muito extensa e o tempo pequeno. É preciso ver por onde vai começar para focar e não ficar perdido no tempo”.
O professor sugere que o estudante comece pela matéria que ele tem mais afinidade. Isso ajudará bastante para dar mais confiança ao participante. “Vai depender da afinidade do aluno com a disciplina. Procurar fazer primeiro a que tem mais afinidade. Isso melhora a confiança e o desempenho. O aluno vai relaxando de acordo com o que vai respondendo”, ressalta.
O peso da disciplina na prova do Enem também conta na decisão de por onde começar. Hugo Gomes lembra que quem pretende entrar no curso de Medicina, por exemplo, deverá priorizar as matérias mais importantes para aquela área. Outra dica é fazer a redação na primeira metade do tempo disponível no segundo dia de provas. Ele lembra que no dia 24 serão 4h30, e no dia 25, 5h30. “A redação deve ser feita na primeira metade do tempo, 2h45, para evitar a pressa, a falta de ideias, e dar tempo de ler e ajustar. Não deixe para última hora”, avisa.
A aluna Paula Isadora, 3º ano, fará a prova pela segunda vez e pretende seguir carreira na área da saúde. Ela conta que está muito ansiosa e que, seguindo as dicas do professor, está usando esses últimos dias para revisar conteúdo e assistir a aulões. Outra estudante do 3º ano, Sandy Menezes, lembra que a prova do Enem exige conhecimentos adquiridos ao longo de toda a vida escolar, até o ensino médio, e que nestes dias que antecedem a prova não dá para aprender conteúdo novo, para ficar lotado de informações. “É melhor fixar no que já sabe que vai cair, o que cai com mais frequência”, ressalta. Sandy também fará a prova pela segunda vez e pretende seguir carreira na área de física.

ANSIEDADE
O professor Hugo Gomes lembra que terá uma novidade este ano: a prova só iniciará 30 minutos após o fechamento dos portões. Isso significa mais tempo de ansiedade para o candidato controlar. O sistema é para evitar fraudes e publicação de imagens da prova em redes sociais no momento em que ela acontece. Para o professor, isso será mais difícil para os estudantes. “Sabendo que vai ficar esse tempo ocioso, é preciso controlar a ansiedade. Já vai estar no clima da prova, na sala, vai ser mais difícil, com certeza. O estudante precisa chegar preparado para isso”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário