segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Estudantes criticam tema da redação do Enem 2012



Os primeiros estudantes a deixarem o prédio da Uninove, na Barra Funda, em São Paulo, criticaram a escolha do tema da redação do Enem 2012, que foi "Movimento imigratórios para o Brasil no século XXI". Eles esperavam assuntos ligados a política e meio ambiente.
"Fiquei assustada quando li a proposta. Não esperava algo assim", conta Gleisiane da Silva, de 21 anos. Segundo ela, haviam dois textos de apoio. Um deles falava do grande número de haitianos que se dirigiram ao Acre depois do terremoto de 2010. O outro, mostrava os destinos mais procurados pelos imigrantes bolivianos - entre eles, o Brasil. "Foi um tema muito complexo. Achava que cairia algo sobre eleição ou mensalão", diz Gleisiane.
O administrador de obra Eric de Paula, de 30 anos, que deixou a Uninove por volta das 15h30, também estava bastante surpreso. "Estava preparado para temas ligados à violência", diz. "Achei o assunto migração muito difícil."
Alexandre Gonçalves, de 18 anos, concentrou seus estudos nas temáticas de meio ambiente. "Acho que ninguém esperava por esse tema", criticou. O jovem, que pretende disputar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi sincero quanto a seu desempenho. "No início, me dediquei à dissertação, mas da metade para o fim, fechei os olhos e escrevi sem pensar. Coloquei tudo o que veio à minha mente no papel", conta.
No Rio de Janeiro, o estudante Bruno Soares Silva discorda da opinião dos paulistas. "A redação foi bem complicada, mas o tema foi legal. É um assunto que podemos acompanhar todos os dias através dos meios de comunicação. O problema é que tem de fazer a prova de português junto. É muito texto, tem uma hora que a cabeça explode", diz. "Tive de ir ao banheiro, passar uma água no rosto para podem conseguir chegar ao fim do exame."
Provas - Depois de enfrentar 90 questões de ciências humanas e da natureza no sábado, os 5,7 milhões de estudantes realizaram nesta tarde as provas de linguagens (língua portuguesa e estrangeira), matemática e redação. O tempo máximo para a resolução das questões se encerra às 18h30, mas desde às 15h os candidatos já estavam liberados para deixar os locais de prova. No fim da tarde, o site de VEJA publicará o gabarito das provas deste domingo. As questões serão corrigidas pelos professores do Anglo Vestibulares. Em vídeo, os professores do cursinho farão comentários sobre o conteúdo do exame.

Como será feita a correção da redação do Enem 2012

Passo 1O primeiro avaliador atribui uma nota para cada uma das cinco competências exigidas pelo MEC. Cada competência vale 200 pontos e, portanto, a nota total do aluno pode variar de 0 a 1.000 pontos.
Passo 2O segundo avaliador repete o processo do primeiro e atribui também uma nota de 0 a 1.000 à redação. Se houver concordância, a nota final será a média aritimética das duas notas.
DesempateCaso haja uma discrepância de 200 pontos entre as duas notas - ou uma diferença de 80 pontos em cada uma das competências avaliadas - um terceiro avaliador é convocado. Até 2011, a margem de diferença era de 300 pontos.
Passo 3O terceiro avaliador analisa a redação e atribui a ela uma nota entre 0 e 1.000 pontos. Caso não haja discrepância entre o terceiro e pelo um dos outros avaliadores, a nota final será a média aritimética das duas notas que mais se aproximarem. 
DesempateCaso persista a diferença de 200 pontos entre os três avaliadores anteriores, uma banca composta por três outros corretores será convocada.
Passo 4Após a avaliação dos três integrantes, uma nova final será atribuída ao candidato.


Fonte: veja.abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário