segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Equipe Técnica do IDEMA chega a EEPJA

A equipe técnica do IDEMA - Instituto do Desenvolvimento do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, liderada pela subcoordenadora Silvana Gomes, Marcos Luiz, Franciane Paula e Ana Maria reuniu-se agora a tarde com a equipe administrativa/pedagógica da E E Pe José de Anchieta para planejar a Ação Ambiental para os próximos dias em nossa Escola em  Serra do Mel/RN.


PROGRAMAÇÃO


Abertura
Data: 07/11 – segunda-feira
Atividade: Cinema na Escola:
Filme – Lixo Extraordinário
Público alvo: todos os alunos da EEPJA
Horário: 08:10h
Local: Salão de Convivência da EEPJA

Curso de Educação Ambiental
Instrutor – Prof. Marcos Luiz
Carga-horária: 16 horas 
Dias: 08/11 - terça feira:  13:00h as 17:00h;
         09/11 - quarta-feira: 7:30h as 11:30h e 13:00h as 17:00h;
         10/11 - quinta-feira: 7:30h as 11:30h  
Público alvo: Alunos do Ensino Médio (procurar o apoio pedagógico Elilde Tavares)
                    Pais, professores, funcionários, representante do CRAS, Universitários e Cooperativas. (procurar prof. Roberto de Araujo)

Curso de Turismo Ambiental
Instrutor: profª. Franciane Paula
Carga-horária: 16 horas 
         08/11 - terça feira:  13:00h as 17:00h;
         09/11 - quarta-feira: 7:30h as 11:30h e 13:00h as 17:00h;
         10/11 - quinta-feira: 7:30h as 11:30h  
Público alvo: Alunos  e ex-alunos do Ensino Médio (procurar o apoio pedagógico Elilde Tavares)

Curso de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos
Instrutor: Ana Maria
Oficina o aproveitamento de garrafa pet:
Dias: 08/11 - terça feira:  13:00h as 17:00h; público-alvo: Alunos do 8º Ano I e 8º Ano II;
         09/11 - quarta-feira: 13:00h as 17:00h; público-alvo: Alunos do 9º Ano I e 1/2 dos Alunos do 9º Ano II
         10/11 - quinta-feira: 13:00h as 17:00h; público-alvo: Alunos do 9º Ano III e 1/2 dos Alunos do 9º Ano II
Obs.: Este momento no vespertino é voltado somente para os alunos dos 8º ano e 9º ano.

Oficinas sobre confecção de sabão ecológico (óleo de cozinha) e Oficinas sobre o aproveitamento de garrafa pet:
Público-Alvo: Mães de alunos, professoras, servidoras, mães dos alunos do PETI, mulheres do CRAS.
Dias: 08/11 - terça feira:  08:00h as 11:00h; 
         09/11 - quarta-feira: 08:00h as 11:00h;
         10/11 - quinta-feira: 08:00h as 11:00h;

Palestras:
Poluição Sonora
Palestrante: Marcos Luiz;
Carga-horária: 60 minutos;
Horário: 07:35h
Local: Sala de Multimídia;
Dias: 08/11 - terça-feira - público-alvo: 2º Períodos I e II;
         09/11 - quarta-feira - público-alvo:  4º período I e II; 

Resíduos Sólidos
Palestrante: Franciane Paula e Ana Maria
Carga-horária: 40 minutos;
Horário: 07:35h
Local: Sala do Projeto Despertar
Dias: 08/11 - terça-feira - público-alvo: 2º Ano vespertino e noturno
         09/11 - quarta-feira: - público-alvo: 3º Ano vespertino e noturno 

Exposição Microscópica
Técnico Responsável: Marcos Luiz
Dias: 08/11 - terça-feira: público-alvo: Alunos do 5º, 6º e 7º Ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Programa Novos Talentos chega a EEPJA

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS
O Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido - CEMAD, trabalha com o Programa Novos Talentos e o projeto "Divulgando a Educação Ambiental na Construção de Saberes e Exercício da Cidadania na Escola Pública".
Este projeto, atua transmitindo conhecimentos de educação ambiental para os alunos e professores das escolas públicas, tem a coordenação do prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho e participação de vários professores, técnicos e alunos da UERN. O objetivo geral é mostrar aos professores e alunos da rede pública municipal de ensino que existem estudos e resultados positivos, alternativas e técnicas de exploração dos recursos ambientais capazes de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades, sem causar danos ao meio ambiente.
Este grupo sob a coordenação do prof. Dr. Ramiro Gustavo foi convidado pela gestão da EEPJA, e esteve reunidos hoje com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e os professores da nossa escola trabalhando a educação ambiental. 
Equipe cemad e Professores da EEPJA
Para a equipe do CEMAD - O Projeto Ambiental e o Exercício da Cidadania na Escola Pública, através do Programa Novos Talentos, da CAPES, esteve presente na E E Pe José de Anchieta, onde ministrou diversas oficinas de educação ambiental e conseguiu despertar a consciência ambiental no município de Serra do Mel/RN nos mais dos 70 alunos presentes e quase 30 professores que também tiveram o seu momento de capacitação.
"Como a esperança é a última que morre, este trabalho foi mais uma injeção de ânimo para que se dê um novo rumo ao planeta". Prof. João Freitas - EEPJA.
Para a estudante Zaine Dantas - 3º ano, "O seminário foi proveitoso, tanto para nossa vida escolar no qual abrange a educação ambiental, mas principalmente para o nosso dia a dia em nossa sociedade".
Já a professora Maria Alves - EEPJA, comentou - Foi um excelente trabalho, muito proveitoso, pois, precisamos mais desses conhecimentos e principalmente conscientizar os nossos alunos.
"Foi proveitoso, uma forma de conscientizar a todos nós sobre a preservação do nosso meio ambiente". Rachel Tavares - 3º ano.
"Achei o evento muito organizado. Os instrutores explicaram com clareza os conteúdos ministrados. Nos despertou para cuidar melhor do meio ambiente". Aparecida Lemos - 3º ano.
"Nos fez refletir sobre as dificuldades que os nossos irmão africanos tem enfrentado pela escassez de água e alimentos. As dificuldades deles são muito maior do que a nossa. E nós precisamos acordar para a realidade e cuidar já do meio ambiente". Micarla Moura, 3º ano.
Para Alverlange Marília - aluna do curso de ciências biológicas da UERN e monitora do Programa Novos Talentos falou sobre o objetivo principal das oficinas realizadas - Que foi possibilitar aos alunos e professores, uma nova visão do bioma onde estamos todos inseridos: caatinga e buscando estratégias de conservação desse bioma extremamente devastado. A Caatinga é seu povo, sua gente. A Caatinga não é só problemas, ela é uma vida a ser cada dia descoberta, preservada, respeitada e admirada. Afinal a caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

EEPJA Realiza Feira de Ciências 2011

Projeto: Reconhecimento de substância por meio indicador biológico
A E E Pe José de Anchieta realizou hoje a Feira de Ciências 2011. As pesquisas e experiências foram orientados pelos professores Braz Lino, Hildevan Ferreira, Rozângelis Barros e Edna Marques com os alunos do Ensino Médio. 
Os projeto de pesquisa - Caatinga; Principio e tratamento do lixo; Aquecimento global; Principio gerador da energia eólica e Reconhecimento de substâncias pro meio indicador biológico.
A programação foi dividida entre as apresentações das pesquisas com demonstrações de experiências e as apresentações culturais do Projeto La Espña organizado pela professora Edna Marques nos turnos vespertino e noturno.
Projeto: Caatinga

Projeto: Principio gerador da energia eólica

Projeto:  Principio e tratamento do lixo

Projeto: La Espña

Projeto: La Espnã


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Concurso público para o Magistério alcança marca de 31.823 inscritos

Concurso Público para o Magistério alcança a marca de 31.823 inscritos com devido  pagamento do boleto bancário.  As inscrições para o Concurso Público para o Magistério, com 3.500 vagas, foram encerradas no dia 25 deste mês, através do site da Fundação Cesgranrio, responsável pela execução do concurso.
As próximas etapas do Concurso são a entrega do Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato que acontecerá no dia 16 de novembro. O cartão será encaminhado para a casa do candidato via Correios, mas também poderá ser conseguido por meio do endereço eletrônico www.cesgranrio.org.br.
Os dias 17 e18 de novembro serão destinados a tirada de dúvidas dos candidatos sobre questões envolvendo o concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 21 de novembro. A entrega de títulos ocorrerá nos dias 11 e 12 de janeiro.
A conclusão total do concurso, com a divulgação do resultado final, será no dia 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo.
Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária estadual da Educação.
Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.

Fonte: seec/rn