sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Representante do Ministério da Agricultura fala sobre o seminário

Representantes de entidades ligadas ao agronegócio no Rio Grande do Norte participaram da 44ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi realizado na quinta-feira e teve como sede o auditório do Hotel Villa Oeste.
O representante do Ministério da Agricultura, Luiz Cláudio de Santana e Caruso, explicou que o seminário é realizado oito vezes por ano em diferentes cidades do Brasil, escolhidas pelo Ministério devido ao seu potencial para exportar, ou através da demanda de locais que pedem para sediar o evento.
Segundo Luiz Cláudio, o seminário tem como objetivo disseminar a cultura exportadora entre os produtores locais. 
"Tão importante quanto disseminar a cultura de exportação, é justamente o contato direto com produtores, proposto pelo seminário para que eles percebam que existem setores do governo federal preparados para dar o apoio que os produtores brasileiros precisam", enfatiza. 
Luiz Cláudio, que é analista de Comércio Exterior do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio (DPI), ministrou a primeira palestra do seminário, que teve como tema, "Oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro".
Entre os cerca de 100 participantes do evento, estavam representantes de Associações de Produtores, comunidade acadêmica, órgãos públicos ligados à área produtiva. 
A programação contou com nove palestras ministradas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Interior (MDIC), além de representantes de casos de sucesso do setor privado.
Segundo o representante do Ministério da Agricultura, Luiz Cláudio, entre as palestras que merecem destaque estão: "Principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado Internacional", "Aspectos relevantes do processo exportador", "Caminhos para exportar: o passo a passo para a exportação do agronegócio". 
O Ministério da Agricultura contou com a parceria de algumas entidades para a realização do Seminário do Agronegócio para a Exportação em Mossoró, como o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE), Prefeitura de Mossoró, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Prefeitura de Mossoró, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) e outros.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário