domingo, 23 de outubro de 2011

Estudantes apresentaram projetos em diversas áreas no VII Salão de Iniciação Científica


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) realizou, nos dias 17 e 18 deste mês, o VII Salão de Iniciação Científica da Uern (SIC-UERN). Ciência e Internacionalização - Os desafios da pesquisa na Uern foi o tema do evento realizado na Faculdade de Ciências da Saúde.
Durante os dois dias de apresentação dos trabalhos científicos mais de 300 pessoas estiveram por lá. A maior parte do público era formada por alunos e professores da própria instituição. Alguns, dos quase 180 trabalhos apresentados, despertaram mais a atenção das pessoas por ter o caráter mais coletivo.
Um deles foi ‘A problemática do Licenciamento Ambiental para a produção de energia eólica no RN’. A pesquisa além de envolver a área de direito envolve também as áreas de gestão ambiental e economia com os benefícios e os malefícios da instalação de energia eólica.
“O Estado tem um grande potencial eólico, mas os critérios de licenciamento são confusos e até prejudiciais para os investidores. Para se colocar uma torre de energia se gasta mais de R$ 500 mil e se a licença não for feita da forma correta, a obra pode ser paralisada e o empresário perderá todo o dinheiro que investiu. É uma situação complicada a energia eólica em nosso estado”, comenta Adalberto Pessoa, aluno de Direito da Uern. 
Educação e mídia: Uma investigação sobre o uso pedagógica da televisão na escola, também foi outro tema que chamou a atenção do público. Segundo as pesquisas e estudos feitos, a estudante de Comunicação Social Maria Soberana de Paiva conta que a televisão pode ser um forte aliado do professor para o aprendizado do aluno.
Após aplicar um questionário sobre a televisão em quatro escolas, duas da rede pública e duas da rede privada, Maria Soberana afirma que 99% dos estudantes entrevistados assistem televisão e gostam quando os professores utilizam a TV como meio para ensinar o conteúdo didático.
“Dos 360 alunos entrevistados foi quase unânime o gosto pela televisão. Mas são poucos professores que a utilizam como ferramenta de ensino, apenas 24%. Pelos dados obtidos podemos dizer que a televisão pode ajudar no aprendizado dos alunos, basta o professor utilizá-la”, finaliza a estudante feliz em apresentar seu trabalho.

Fonte: Gazeta do Oeste

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