domingo, 3 de abril de 2011

O CENTENÁRIO DO GOVERNADOR DE MOSSORÓ

Nara Andrade - do jornal o mossoroense
“Nele se conjugaram idealismo e ação, espírito público e solidariedade humana, capacidade de resistência e destino de comando [...]”
Jerônimo Dix-sept Rosado Maia
“Homenagem do povo”
A inscrição encontrada sob o monumento de bronze erguido em homenagem a Jerônimo Dix-sept Rosado Maia retrata a personalidade deste homem de moral ilibada, que foi prefeito de Mossoró e logo em seguida eleito governador do Estado do Rio Grande do Norte. Nascido no dia 25 de março de 1911, este ano se comemora o centenário de seu nascimento. A estátua construída em 1954, pelo seu irmão e sucessor na Prefeitura de Mossoró, Vingt Rosado, encontra-se na praça Vigário Antônio Joaquim.  
Filho do farmacêutico Jerônimo Rosado, outra figura histórica da cidade, foi o primeiro dos 21 irmãos a ingressar na vida política, realizando um desejo antigo do pai.
Empreendedor e excelente administrador ganhou destaque no comando dos negócios da família, expandindo seu campo de atuação. Carismático, simpático e dono de uma personalidade marcante, Dix-sept Rosado é considerado o maior ícone da história política do nosso Estado.
Eleito como terceiro prefeito constitucional de Mossoró, em 21 de março de 1948, tomou posse do cargo no dia 31 do mesmo mês e ano. Adotando uma forma arrojada de administrar, foi responsável por grandes mudanças políticas, econômicas e sociais da cidade. Em apenas cinco meses de gestão implantou melhorias estruturais que garantiram a evolução comercial e econômica que se apresenta até os dias de hoje.
Antes de concluir seu mandato como prefeito de Mossoró, foi eleito governador do Estado do Rio Grande do Norte, a 6 de junho de 1950, assumindo o governo em 31 de janeiro de 1951. O fato é considerado a coroação de uma carreira política brilhante e meteórica, para orgulho do povo mossoroense e para o desenvolvimento do Estado.
O filho ilustre de Mossoró volta a se destacar, agora como governador do Estado. Com um secretariado competente, mas uma vez imprimiu seu estilo de governo dinâmico e com visão de futuro.
No entanto, o governador teve sua vida interrompida de forma trágica, apenas cinco meses após sua posse, em pleno exercício de atividades políticas, em decorrência de um desastre aéreo. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia morreu no dia 12 de junho de 1951, nas proximidades do campo de pouso de Aracaju, em Sergipe.
A trajetória política de Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, apesar de curta, é marcada pela glória refletida no reconhecimento e amor guardado pelos mossoroenses até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário