domingo, 6 de fevereiro de 2011

Núcleo de Educação para a Paz promoverá Concurso de Cartazes

O Núcleo Estadual de Educação para a Paz promoverá Concurso de Cartazes para estudantes do Ensino Fundamental. O concurso, que será feito no primeiro trimestre deste ano, terá como tema "Educação para a Paz" e premiará os três trabalhadores vencedores entre os alunos do 1º ao 5º ano, e os três melhores entre os estudantes do 6º ao 9º ano.

Também será promovido pelo Núcleo, que é um órgão da Secretaria Estadual de Educação, o 1º Concurso de Projetos desenvolvidos por professores do Ensino Fundamental sobre o "Papel da Educação na Cultura da Paz", com premiação para os cinco melhores. Os dois concursos têm abrangência estadual e contarão com a participação de estudantes e professores do Ensino Fundamental de toda a rede pública do Rio Grande do Norte.

A equipe do Núcleo de Educação para a Paz programa também para este ano, a realização de 02 seminários, 04 encontros de monitoramento, 02 cursos de capacitação, 16 oficinas pedagógicas, produção de periódicos e de cartilhas, e apresentação da peça teatral "Ou Vida, ou Droga" do grupo "Trabalhando Juntos".

Enfrentamento da violência nas Escolas

Criado pela lei nº 8.814/2006, que regulamenta o Programa Paz nas Escolas, como resposta do poder público ao aumento da violência e do consumo de drogas nas escolas do Estado, o Núcleo de Educação para a Paz passou a funcionar efetivamente no segundo semestre de 2009.

"O que motivou a criação do núcleo e, em sequência, da rede, foi a constatação do aumento do consumo de drogas, da violência (com enfrentamento entre gangues nas escolas e seus arredores), e de casos de bulling", esclarece o professor João Maria Mendonça de Moura, coordenador do Núcleo de Educação para a Paz e presidente do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas.  

A Rede Estadual de Promoção da Paz nas Escolas foi construída a partir da ação da equipe do Núcleo.  A rede conta com a participação de representantes dos diversos setores da Secretaria de Educação, das escolas (professores, gestores, alunos e técnicos), das Direds (Diretorias Regionais de Educação), e das entidades parceiras.

São parceiros na rede, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Conselho Estadual de Entorpecentes (Secretaria de Segurança), Ouvidoria Pública, Subsecretaria Estadual da Juventude, Instituto Potiguar de Prevenção e Combate as Drogas, Proerd (Programa Estadual de Resistência às Drogas), Ronda Escolar, Promotoria da Educação do Ministério Público.

Neste ano e meio de atividade, segundo informa João Maria Mendonça, o Núcleo de Educação para a Paz fez vários seminários e cursos de capacitação para 4.000 professores e técnicos. Os cursos têm o objetivo de subsidiar os educadores para trabalharem em sala de aula como multiplicadores na promoção da cultura da paz, prevenção as drogas, enfrentamento do bulling, e direitos humanos.

Nota do Blog: O Núcleo de Educação para a Paz esteve em agosto de 2010 na E. E. Pe Jose de Anchieta capacitando nossos professores promovendo o I SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO E ABUSO DE DROGAS NA FAMÍLIA, ESCOLA, AMBIENTE DE TRABALHO E COMUNIDADE e com a OFICINA: DESVENDANDO OS FENÔMENOS DA VIOLÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário