segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aproveitar os alimentos contribui para uma dieta rica em nutrientes

Aproveitar os alimentos não é apenas uma ação educativa, pois contribui para o não desperdício e combate à má alimentação, sendo assim também uma responsabilidade socioambiental cujo objetivo é alertar a população para um consumo consciente que agrega valor nutricional, sabor e responsabilidade como destaca a nutricionista Jussele Lourenço que faz parte do programa Cozinha Brasil.


Muitas vezes quando se fala em aproveitar os alimentos gera um determinado “preconceito”, uma idéia de que apenas a classe de baixo poder aquisitivo não desperdiça os alimentos. Até a aparência dos alimentos pode causar uma má impressão com relação ao sabor. Mas isso é ilusão. Afinal, quem poderia imaginar que a casca da abóbora rende um delicioso quiche? 

Jussele ressalta ainda, que o aproveitamento integral dos alimentos atinge a todas as classes sociais, inclusive a alta gastronomia. Cada um de nós é responsável pelo não desperdício, que depende de pequenas atitudes cotidianas. Observar na hora de cortar as hortaliças é um exemplo, para não desperdiçar e cortar as folhas bem próximas ao talo. 

Outro exemplo típico do dia-a-dia é o repolho. As folhas externas geralmente são descartadas. Mas as demais folhas verdes podem ser utilizadas em sopas, molhos e até mesmo refogados.

Vale salientar que a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas que estão concentradas nas cascas e folhas das hortaliças, em alguns casos são maiores do que na parte normalmente utilizada. A melancia, por exemplo, tem mais nutrientes na casca que na polpa. E no geral, a quantidade de fibras é maior nas cascas dos alimentos, diz a nutricionista.

Tudo isso, além de proporcionar a criação de novas receitas, pode fazer parte de uma economia doméstica e não se trata de ser apenas “amarrada”. 

E aqui vai uma dica de Jussele: “os alimentos devem ser cozidos a vapor, pois além de não desperdiçar a água, também não se perde uma quantidade significativa de nutrientes presentes nos alimentos”.

Os alimentos que possivelmente iriam para o lixo podem ser aproveitados, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo. 

Veja o que é possível fazer:

- Os talos de couve, agrião, beterraba, contêm fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. 

- As cascas da batata podem se transformar em petisco. 

- Casca da banana pode ser ingrediente de um bolo delicioso ou ainda de um aperitivo. 

- Casca de laranja resulta em um excelente doce.

- A casca do jerimum pode ser aproveitada em saladas e ainda rende um quiche delicioso.

Veja e experimente a receita do quiche de casca de jerimum (abóbora):

Ingredientes:

Massa

- Farinha de trigo – 1 2/3 xícara (chá)
- Gema – 1 unidade
- Sal – a gosto
- Margarina – 3 colheres (sopa)
- Água – 3 colheres (sopa)

Recheio

- Cebola picada – ½ xícara (chá)
- Alho – 1 dente
- Óleo – 2 colheres (sopa)
- Casca de Abóbora – 2 xícaras (chá)
- Água – ½ xícara (chá)
- Sal – a gosto

Creme de Queijo

- Ovo – 2 unidades
- Leite – ½ xícara (chá)
- Queijo parmesão – 2 colheres (sopa)

Modo de preparo:

- Para a massa, misture todos os ingredientes, deixando por último a água. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Abra a massa sobre o fundo da assadeira com a ajuda de um rolo e filme plástico, deixando sobrar a borda. Fure a massa com um garfo, para que não se formem bolhas ao assar. Asse em forno pré-aquecido até dourar. 
- Para o recheio, refogue, em uma panela, a cebola e o alho no óleo. Acrescente a casca da abóbora ralada, junte a água e cozinhe. Verifique o sal e deixe esfriar. Coloque o recheio sobre a massa. 
- Para o creme de queijo, bata no liquidificador o ovo, acrescente o leite e o queijo parmesão. Despeje sobre o recheio da casca de abóbora e leve para assar em forno pré-aquecido até o creme de queijo dourar.

 Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 1h 30
Valor Calórico da Porção: 245,36 kcal
Cedida/Cozinha Brasil
Quiche Casca de Abobora

Sobre o Cozinha Brasil

O Programa Cozinha Brasil foi desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria) em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e apoio de empresas da iniciativa pública e privada.

Tem como objetivo ensinar à população a aproveitar os alimentos integralmente e prepará-los de forma nutritiva, barata e sem desperdício. 

O programa atende a todas as classes sociais e oferece cursos gratuitos acompanhados por nutricionistas. 

O Cozinha Brasil conta com unidades móveis equipadas, que atende às comunidades da cidade e regiões vizinhas. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário