sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Caju: fruta fonte de saúde!


Nativo do Brasil, o caju vem da palavra indígena acaiu, que significa noz que se produz — uma menção à verdadeira fruta do cajueiro, a castanha. Destaque desta temporada, a fruta, além de deliciosa e linda, é fonte de saúde: rica em nutrientes como niacina (vitamina B3), fósforo, ferro e alguns tipos de gordura benéfica. A polpa, chamada de pedúnculo ou pseudofruto, tem fibras e cinco vezes mais vitamina C do que a laranja.
Como comprar: (para quem mora fora da Serra do Mel)
Escolha as frutas de consistência firme, sem manchas ou machucadas na casca.
Como conservar:
Segundo o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, ricardo Elesbão, em temperatura ambiente, o caju dura cerca de dois dias e, na geladeira, embalado em filme plástico, resiste por até uma semana.
Como congelar: 
A fruta pode ser congelada da seguinte maneira: coloque-o inteiro no freezer por 24 horas. Depois, embale-o em plástico próprio para congelamento ou converse-o em um recipiente com tampa. Mantenha-o embalado no freezer por até 6 meses.
Como consumir:
A castanha torrada é um delicioso petisco, além de poder compor pratos doces e salgados. A polpa é utilizada no preparo de sorvetes, sucos e compotas. Dá água na boca!

fonte: veja.educacao
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário