quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Escola Estadual de Mossoró está em reforma para se adequar ao Ensino Profissionalizante


O Governo do Estado iniciou a reforma e a ampliação do Centro de Educacional Jerônimo Rosado, em Mossoró, no bairro Santo Antônio. A escola está passando por uma transformação para adequá-la às novas diretrizes pedagógicas, definidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e às necessidades de adaptação ao Ensino Médio Profissionalizante. A Rede Estadual de Educação vai oferecer a modalidade em onze unidades do município de Mossoró já a partir do próximo ano. O Centro Educacional Jerônimo Rosado está passando por uma obra de ampliação e recuperação do ginásio, recuperação do auditório-escola, recuperação do Núcleo de Tecnologia Educacional e reforma de diversos ambientes. O projeto também prevê a melhoria dos laboratórios de informática, química, física e de biologia, além da implantação da UAB, Universidade Aberta do Brasil, que oferece capacitação para professores em áreas específicas.

A escola tem 51 anos de fundação, é uma das mais antigas da cidade e hoje tem 670 alunos matriculados no Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A reestruturação do prédio vai dar uma nova dinâmica ao processo de ensino e aprendizagem com a adaptação as novas diretrizes pedagógicas. O professor Ismael Medeiros, diretor da escola há oito meses, afirma que os alunos sugeriram que, com a implantação do ensino profissionalizante, os cursos fossem direcionados para a área de petróleo e gás.

De acordo com o diretor, já há na cidade uma oferta de muitos cursos oferecidos por empresas privadas em função da oferta de emprego na região e da carência de mão de obra qualificada. As empresas subsidiárias da Petrobrás, entre outras, que prestam serviços na área, trazem muitos profissionais de outros estados para o trabalho. "Aqui na cidade existe uma carência de mão de obra. Muitas empresas que oferecem cursos estão se instalando. O problema é os filhos das famílias mais carentes não têm condições de pagar", afirmou.

O primeiro curso será oferecido, a partir do início de 2011, para os alunos que concluírem o Ensino Fundamental em 2010. No período de matrícula, o aluno vai fazer opção por cursar apenas o Ensino Médio ou o Médio integrado ao Profissionalizante. A escola vai oferecer 40 vagas por turma, de acordo com a demanda. Os alunos, que já concluíram ou que estão cursando o Ensino Médio, poderão se matricular nas turmas subsequentes na própria escola ou no Centro. O estudante Istéfanes dos Santos Diógenes, 17, aluno do 2º ano A, é morador do Assentamento Jurema, zona rural de Mossoró. Ele afirma que poderia estudar em outra escola mais perto de casa, porém, quando foi informado dos novos cursos, preferiu ficar no Jerônimo Rosado, mesmo enfrentando uma distância de 30 km/dia para chegar à escola. "É melhor me esforçar agora porque aqui eu vou ter uma oportunidade de ter uma profissão", disse.

Na parte de ampliação, será feita uma adaptação de uma sala para instalação de um ponto de memória que vai contar a história da educação no RN. O projeto visa preservar a memória e divulgar a cultural do Estado e, especificamente, da região Oeste. O trabalho da equipe de engenharia não paralisou as aulas na escola, pois o cronograma está sendo executado por blocos. O investimento é de R$ 1,1 milhão e o prazo para conclusão é de 120 dias.
> Materia extraida da SEEC/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário