A bandeira do Brasil existe desde 1889, onde foi uma adaptação na bandeira do Império Brasileiro. Geralmente as bandeiras possuem ou a cor preta ou a vermelha, mas no caso da bandeira do Brasil possui apenas a cor verde, amarelo, azul e branco.
O desenho da bandeira é retangular verde, com um losango amarelo, uma esfera azul, com uma faixa branca onde está escrito “ORDEM E PROGRESSO”. No circulo há 27 estrelas que relatam o céu do Rio de Janeiro e as constelações e a estrela que está na parte superior representa o estado do Pará. As cores da bandeira representam as famílias reais de D. Pedro I, A cor verde significa a casa de Bragança, a amarela representava a casa de Habsburgo e entre outras coisas. Atualmente a cor verde representa o verde a mata (amazonas), o amarelo a riqueza e o ouro, o azul o céu e o branco é a paz. O losango para quem não sabe é uma homenagem a mulher, representando o órgão genital.
Há muitas restrições com a bandeira, uma delas é que ela deve ser hasteada de manhã e recolhida à tarde, a noite só se estiver muita iluminação.
A bandeira do Brasil normalmente não é vista como um símbolo de patriotismo entre os brasileiros, e sim como uma mera bandeira, como se fosse algo inútil. Mas de uns tempos pra cá, os brasileiros estão mudando este conceito pela bandeira, agora eles estão vendo que a bandeira é sim um símbolo de patriotismo brasileiro. As cores da bandeira têm é claro o seu significado, o verde representando alusão do mar e casa real de Bragança, o amarelo alusão do sol e as riquezas minerais e a família real Habsburg, azul cor em homenagem a nossa senhora, a faixa que temos na bandeira representa ordem e progresso e o branco da faixa em referencia aos desejos da paz, e estrelas configuração do céu do Rio de Janeiro exatamente no dia da Proclamação da República. Muitas pessoas mesmo com tantas informações sobre a bandeira ainda não sabem o que significa as estrelas que estão dentro da bandeira, elas significam os 26 estados que temos no país e a última o Distrito Federal. Esta bandeira ficou assim desde 1889 no ano da Proclamação da República. Este azul que uma esfera ficou como sendo o céu do Rio de Janeiro na noite de 15 de novembro de 1889, esta época a cidade ainda era capital do Brasil. E para muitos que não sabem o lema Ordem e Progresso foi colocado pelo filósofo francês Augusto Comte. E assim desde aquela época a bandeira não passou mais por reformas, como ela era antes ela é até nos tempos atuais. Portanto a bandeira é vista como uma historia de nacionalidade do país. Atualmente quando temos, por exemplo, Brasil e Argentina nos campos de futebol virou um desfile de bandeiras em ambos os países, mas é claro cada um com a sua bandeira, brasileiros com a do Brasil e os argentinos com a da Argentina. Não só no futebol, mas em todos os outros esportes hoje utilizam a bandeira nacional, principalmente em caso de vitória quando as pessoas hasteiam a bandeira para cantarem o hino, muitos atletas se emocionam por poderem estar representando o país e mostrarem para todos mundo que os brasileiros são capazes, não apenas as grandes potências mundiais. Para o brasileiro mostrar a bandeira é um privilégio sempre! Não apenas em dias de esporte, mas poder mostrar que somos brasileiros!
Nenhum comentário:
Postar um comentário