domingo, 8 de agosto de 2010

O novo papel do homem na família

Celebrado em vários países do mundo em datas e meses diferentes, no Brasil, o Dia dos Pais é comemorando hoje, segundo domingo do mês de agosto. Não importa a data, o fato é que o pai é uma pessoa importante na vida de cada um.
Nas últimas décadas, com as mudanças na estrutura social e a instabilidade do mundo atual, o papel do pai também passou por mudanças. Há algum tempo atrás, seria impensável, filhos tratarem seus pais por "você". O tratamento respeitoso exigia que filhos se dirigissem aos pais por "senhor", e cenas de intimidade com pais deitados no chão, brincando com o filho seriam impensáveis. O preconceito diminuiu e as responsabilidades com os cuidados da casa, com o filho e com a carreira passaram a ser iguais.
Assim o Dia dos Pais para o homem contemporâneo é totalmente diferente.  O pai moderno não se envergonha de demonstrar  interesse na participação da vida doméstica, tanto na educação quanto nos cuidados com os filhos, papel que antes era exclusivo das mães. "Hoje é comum os pais assumirem destaque na educação dos filhos, até porque muitas vezes a mulher e mãe está trabalhando. As mudanças estruturais na sociedade transformaram também os papéis de pais e mães na família,"explica Vanuska Terra, psicóloga e terapeuta.  Segundo Vanuska, é inegável a importância do pai na família. "O exemplo que dá ao filhos, seu carinho, seu modo de ser vão influir grandemente na formação do caráter dos filhos," afirma.
Paradoxalmente, pela experiência do dia-a-dia, a terapeuta e psicóloga Vanuska Terra percebe que ainda há muitos pais que realmente participam da vida emocional dos filhos. " Acredito que devido a grande pressão da rotina, hoje é bastante difícil ser um verdadeiro pai. A sociedade tem valorizado muito pouco a família. Os pais, na ânsia de poder e riqueza, ou no afã de ganhar a vida para o sustento da família, se esquecem do sustento afetivo, do bom exemplo, do companheirismo, e muitas vezes de impor limites,  que às vezes se fazem necessário." Entretanto, a proteção, não a proteção financeira somente, mas a proteção moral, o apoio, a mão estendida do pai são imprescindíveis na vida de todo ser humano.
> Materia extraida do Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário