sábado, 14 de agosto de 2021

Em meio a muitas emoções o complexo para a Escola Técnica da EEPJA foi inaugurado ontem, 13

Zenaide Campos (IBS), Milane Azevedo (Sec. Mun. de Educação), Bibiano Azevedo (Prefeito), Alcione, Ana, Ozineta e Mª da Conceição (amos, gestores escolares da rede municipal), Roberto de Araujo (gestor da EEPJA), Profª Netinha (vereadora). 

Ontem (13), as 15 horas a E E Pe José de Anchieta foi palco de mais um momento histórico e marcante no município de Serra do Mel/RN.

Desde 2019, com a chegada da empresa Echoenergia e o Instituto Brasil Solidário (IBS) em pareceria com a Secretaria do Estado do Educação e Cultura (SEEC) e da Prefeitura Municipal de Serra do Mel (PMSM),  se sonharam  sonhos juntos que de lá para cá vem se concretizando a cada dia e a tarde de ontem ficará  marcado em nossas memórias como um grande avanço educacional e tecnológico em no município que é a inauguração do anexo construído na EEPJA para atender a comunidade de Serra do MEL. Todo o empreendimento, os equipamentos e imobiliários foram financiados pela empresa Echoenergia.

A iniciativa que faz parte das ações do Projeto Ventos que transformam, da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário, traz a proposta inédita nas escolas de Ensino Médio do Rio Grande do Norte, com toda a preparação para o primeiro curso de eletrotécnica sendo ofertado dentro de uma escola estadual, que contará ainda com a modalidade subsequente e integrada, permitindo ampliar a oportunidade para pessoas que já concluíram o ensino médio ou estão concluindo e gostariam de se profissionalizar nessa área. E para isso foi construído dentro da EEPJA, o anexo que funcionará a escola técnica, com salas de informática e eletrotécnica, biblioteca e auditório, todos equipados.

A E E Pe de Anchieta já trabalha com a modalidade de ensino médio técnico integrado desde 2014, naquele ano foi implantado o curso técnico de apicultura, e em 2017 implantou o curso técnico de informática, com duas turmas já prontas para o mercado de trabalho e em 2021, foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação a implantação do curso técnico de eletrotécnica, primeiro curso da grade profissional integrada a ser oferecido pelo a rede de estadual de educação no Rio Grande do Norte. 

Estiveram presentes ao ato simbólico de inauguração o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pela Sayonara Rego, Subcoordenadora de Educação Profissional, Selso Rodrigues e Fred Afonso, técnicos da Secretaria. E representando a Secretaria do Estado da Educação, a profª. Dalvani Marques e Gomes Neto da 12ª Direc;  DRAE - Diretoria da Alimentação Escolar, com Antônia Neuma e Maria da Conceição. Prefeitura Municipal de Serra do Mel, representado pelo prefeito Josivan Bibiano de Azevedo e o vice-prefeito Moabe Soares. Secretaria Municipal de Educação, através da Drª Milane de Azevedo (secretária) e os gestores da rede municipal. Instituto Brasil Solidário - IBS, representando o Luiz Salvatore, a Zenaide Campos e sua equipe. Echoenergia representado por Wellison e os anfitriões, grupo gestor e pedagógico, demais profissionais da educação e estudantes do curso técnico de informática da EEPJA, representado pelos gestores Prof. Roberto de Araujo e Profª Elilde Tavares.

O momento foi recheado com muitas falas emocionantes que algumas vezes foram paralisadas por tamanha emoção.

A coordenadora do IBS, Zenaide Campos fez o cerimonial do evento e convidou o gestor da E E Pe José de Anchieta - prof. Roberto de Araujo, para abrir a solenidade, e de forma emocionante falou sobre a importância da Escola Pe Anchieta na construção da cidadania desde sua fundação e agradeceu a todos os parceiros envolvidos na construção dessa nova escola técnica que mudará a história de muitos jovens que serão preparados para o mercado de trabalho.

O prefeito Josivan Bibiano, agradeceu aos parceiros Echoenergia, Governo do Estado, Secretaria Municipal de Educação e Instituto Brasil Solidário pela construção do grande projeto social em Serra do Mel e considerou esse momento ímpar, e de suma importância para a vida estudantil e profissional dos jovens serramelenses, e por fim agradeceu aos colonos da Serra do Mel, por ter permitido as empresas entrarem em suas propriedades para construir os parques eólicos e os solares (serão construídos) e isso traz geração de renda e crescimento econômico a todos do município.

A secretária municipal de educação, Drª Milane Azevedo, falou também da parceria com o IBS e a Echoenergia e enfatizou a firme e forte parceria entre a rede municipal de ensino e a E E Pe José de Anchieta, que trabalham em comum acordo visando o melhor para os jovens estudantes do município. Enfatizou o trabalho desenvolvido em parceria com o IBS, como, formações de professores, incentivo a leitura, organização das bibliotecas com espaços adequados para a leitura e citou as escolas beneficiadas com as salas multifuncionais  pelo Projeto Ventos que Transforma nas vilas Alagoas, Piauí e Espirito Santo.

O Governo do Estado, representado por Sayonara Rêgo, justificou a ausência da governadora e do secretário da educação e falou da felicidade em estar entregando o primeiro curso técnico em eletrotécnica da rede estadual de ensino. Falou sobre o curso técnico de informática que já existe desde 2017 na EEPJA e dos computadores que a secretaria enviou na última quarta-feira (11) para a Escola. Parabenizou o grupo gestor e todos os envolvidos na educação e agradeceu aos parceiros Echoenergia, Instituto Brasil Solidário e Prefeitura da Serra o Mel por juntos, estarem construindo novos rumos da educação no município. 

O representante da empresa Echoenergia, financiador de todos os projetos sociais "Ventos que Transformam" em Serra do Mel, Wellison Silva, falou sobre o sonho de se tornar um profissional quando jovem e que teve o privilegio de estudar no Instituo Federal e que hoje a empresa em que ele trabalha, a Echoenergia tem a satisfação de entregar a estrutura pronta para o funcionamento do curso de eletrotécnica em Serra do Mel, e que sai na frente em ser o primeiro município do Rio Grande Norte a oferecer este curso de forma gratuita. Que a energia renovável é hoje produzida para o mundo inteiro que os jovens aproveitem essa oportunidade e nunca desista de seus sonhos.

Zenaide Campos, representando o Instituto Brasil Solidário, falando em nome do presidente Luiz Salvatore, falou de forma emocionada sobre os sonhos e a missão social que o instituto tem em todos os projetos que executam financiado pela empresa Echoenergia. E dentro do Projeto Ventos que Transformam a Zenaide citou quem em 20 anos de instituto é a primeira vez que o mesmo entrega  uma estrutura física pronta para a escola técnica de eletrotécnica e executou também os projetos sociais nas vilas Alagoas, Espírito Santo, Piauí e Sergipe.

Após as falas, a cerimonial convidou o prof. Roberto de Araujo - gestor da EEPJA e a secretária municipal de Educação, profª. Milane Azevedo para assinar o termo de cooperação para o uso dos espaços mútuos - Biblioteca e Auditório. E entregou nas mãos dos estudantes do curso técnico e informática as chaves do anexo com a nova escola técnica e comunicou que o presidente da Echoenergia vai está entre outubro e novembro para conhecer pessoalmente os projetos executados em Serra do Mel.

Wellison Silva - Echoenergia

Milane Azevedo - SMEC

Bibiano Azevedo - Prefeito



Nenhum comentário:

Postar um comentário