terça-feira, 27 de maio de 2014

IFRN se prepara para viabilizar novo campus

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Mossoró, deve iniciar em breve os estudos de viabilização de uma nova unidade da instituição na cidade. Localização da estrutura, demanda de estudantes e tipo de cursos que podem ser ofertados são algumas das ações preparatórias.
A construção de um novo campus foi anunciada pelo prefeito Francisco José Júnior e a deputada federal Fátima Bezerra na semana passada após uma reunião com o ministro da Educação, Henrique Paim, em Brasília.
O diretor interino do IFRN Mossoró, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, disse que a instituição ainda não recebeu nenhum comunicado oficial do Ministério da Educação (MEC), no entanto, já se prepara para iniciar a implantação.
“Nós vamos iniciar estudos internos sobre o que ofertar no novo campus, que devem ter cursos diferentes aos que já oferecemos aqui [unidade antiga] porque a ideia da instituição é não causar superposição de ofertas”, informa.
Outro passo, segundo ele, seria a realização de uma audiência pública. “O Instituto Federal tem a prática de realizar para ouvir a população daquela cidade onde vá implantar uma nova unidade”, disse ele, sem apontar local e data do futuro evento.
Para o diretor, a chegada de mais um campus é bastante positiva para a cidade. “Temos uma faixa de 1.500 alunos em cursos regulares e se for contar as outras opções de cursos esse número passa de três mil estudantes. É um número considerável, mas se você for analisar que Mossoró tem cerca de 300 mil habitantes, é de se imaginar que muita gente ainda está de fora. E isso nós podemos afirmar observando a concorrência que é altíssima nos processos seletivos”, avalia Hélio Henrique.
Assim como aconteceu nas outras cidades que já tinham uma unidade do IF, o campus descentralizado (o novo) ficará, inicialmente, subordinado ao mais antigo até que se ganhe autonomia.
A direção do IFRN Mossoró chegou a se reunir uma vez com o chefe do Poder Executivo municipal para discutir o assunto, mas, segundo Hélio Henrique, a localização não foi mencionada. A exigência do instituto é de que a área tenha no mínimo cinco hectares.
O prefeito Francisco José Júnior informou que a construção está prevista para 2015 com o funcionamento já em 2016. Possivelmente, a estrutura ficará no bairro Santo Antônio, no prolongamento da Avenida Rio Branco, sentido Santo Antônio-BR 304.
“Já está garantido a segunda unidade do IFRN para Mossoró. Está faltando apenas o local exato. Existe a sugestão do município para o Santo Antônio por ser um lugar estratégico; que fica em área oposta ao IFRN que já existe; e por estar no bairro que é o mais populoso da cidade”, disse Francisco José Júnior, acrescentando que uma audiência pública está prevista para acontecer em julho na Câmara Municipal de Mossoró.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário