sábado, 18 de maio de 2013

Secretaria Municipal de Ação Social Realiza II Caminhada - Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



"A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema mundial. Por ser ilegal, clandestina e em grande parte doméstica, é uma questão ainda pouco visível e difícil de ser qualificada, o que dificulta a responsabilização dos agressores. O mais freqüente tipo de violência a que estão sujeitas crianças e adolescentes é aquele denominado estrutural, em função da precária situação sócio-econômica das famílias das quais grande parte das crianças e adolescentes vítimas se originam. A defesa dos direitos e a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual vêm sendo promovidas mediante ações integradas com as áreas de educação, saúde, cultura e justiça, visando à reintegração social e ao retorno da criança ou adolescente ao convívio da família e da comunidade."  
Denuncie: Disque Denúncia - Ligue 100
Fonte: http://www.sedh.gov.br

Este é o segundo ano que a Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde e de Educação e Cultura, com o apoio das Escolas Municipal Vila Rio Grande do Norte e Padre José de Anchieta, Grupo de Escoteiros Local e o CRAS - Centro de Referência e Assistência Social - realizaram a 2ª Caminhada ao Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.


A caminhada iniciou na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte passando pela E. E. Pe José de Anchieta, seguindo pela Praça Cortez Pereira e se concentrando na Praça do Idoso.


O evento foi aberto oficialmente pela Secretária de Ação Social, Edivânia Jácome que reforçou os cuidados dos pais, educadores e toda a sociedade para a discussão do tema que é uma realidade em todos os lugares. Em seguida falou as secretárias de educação, Milane Azevedo, a de saúde, Elizângela Bezerra e a presidenta do CONDICA, Iris Azevedo. 

O evento foi cerimoniado pela professora e assistente social Rejane Marques. Durante toda a tarde foi apresentada uma programação extensa, incluindo músicas, paródias, poesias, mensagens, homenagens, dramatizações, fantoches do grupo da melhor idade (CRAS) e das Escolas Municipal e Estadual e do Grupo de Escoteiros Local.

Um pouco da história: Por que a Escolha desta data?:
A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”.
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Fonte:http://www.comitenacional.org.br/o-que-e-18-maio-000.php




Um comentário:

  1. Na verdade foi um Show! só um pouco corrido por causa da chuva, mas a mesma veio abrilhantar mais o evento. Parabens a Equipe das Escolas envolvidas, os professores, os escoteiros e principalmente aos aluno(a)s que estavam lindo(a)s e participativos!

    ResponderExcluir