sexta-feira, 26 de abril de 2013

Beneficiadores de Castanha Participam de Treinamento em Caldeiras



Os beneficiadores da castanha de caju de Serra do Mel/RN, receberam esta semana um treinamento financiado pelo Ministério Público do Trabalho. O curso foi executado pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial nas dependências da Escola Estadual Padre José de Anchieta.

O Ministério Público do Trabalho preocupado com os produtores da cajucultura da Serra do Mel, iniciou um trabalho de transformação social com os beneficiadores da castanha de caju. Inicialmente com uma palestra de sensibilização onde discutiu-se a importância do treinamento adequado para prevenir acidentes na operação de caldeiras.

Mesmo após a sensibilização feita pelo Ministério Público do Trabalho ainda foi necessário a promotoria notificar alguns produtores que no primeiro dia de treinamento não tinha participado do curso. Deste momento em diante, só pode operacionalizar com caldeiras pessoas devidamente treinadas por instituições credenciadas e com diplomas em mãos. Esta é a orientação do MPT no intuito de prevenir acidentes em caldeiras.


A procuradora do Trabalho Marcela Asfóra, foi quem ministrou a palestra de sensibilização em parceria com a equipe do CERESTE – Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador na semana passada. E a partir desta palestra de sensibilização ficou acertado o treinamento com os beneficiadores de castanha que trabalham com caldeiras.


O curso financiado pelo Ministério Público do Trabalho foi resultado da aplicação de uma multa trabalhista que agora está sendo revertida em prol dos trabalhadores. O Ministério contou com o apoio da COOPERCAJU, na pessoa da sua presidenta, Terezinha Oliveira, da Secretaria Municipal de Agricultura, através do secretário, Prof. Braz Lino, os quais  mobilizaram os produtores e deram apoio logístico.

O curso foi realizado o período de 22 a 26 de abril de 2013, onde formou 14 trabalhadores locais que beneficiam castanha de caju, possui ou opera caldeira em nosso município.

Um dos motivos que levou o Ministério Público do Trabalho - MPT a se sensibilizar e preocupar-se com os trabalhadores desta área na Serra do Mel, foi o acidente que ocorreu em 05 de junho do ano passado, onde 4 trabalhadores ficaram gravemente feridos e  2 destes vieram a óbito.

Entrevista com Ivo IVam da Silva, morador da Vila Ceará e  operador de caldeiras que participou do treinamento oferecido pelo MPT.

Por que o senhor fez o curso?
Primeiramente por que o Ministério exige que quem trabalhe com caldeira precisa deste curso para poder operar. E depois faremos um estágio dependente do tipo de caldeira que nó vamos trabalhar.

O que o senhor achou do curso?
Achei ótimo, um  conhecimento muito bom na área de operação de caldeira que é muito importante e preciso pra gente que trabalha nesta área.

O senhor acredita que se os trabalhadores que sofreram o acidente na caldeira que explodiu na da vila Piauí tivessem participado de um treinamento destes, teriam evitado aquele acidente?
Com certeza.

O senhor concorda com MPT onde ele notifica que todos os operadores de caldeiras devem ser treinados para pode operar em caldeiras?
Sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário