sexta-feira, 27 de abril de 2012

Envolva a turma na promoção da não violência

Uma das páginas mais lidas é a de Polícia. Quando o jornal chega à sala de aula, a primeira coisa que os estudantes, geralmente os meninos, procuram é saber as novidades das páginas policiais. Os crimes, quem se envolveu, quando e onde ocorreu o crime, tudo é novidade. Em algumas situações, as pessoas envolvidas são do bairro onde fica a escola, e aí a página é bem disputada, pois todos querem saber como foi a história.
Por que não aproveitar essa curiosidade dos alunos para fazer um trabalho voltado para essa vontade de ver "as desgraças"? 
Os professores relatam que muitos estudantes não olham outras partes do jornal, apenas a página policial.
Essa atividade pode envolver as disciplinas de português, sociologia, história, ciências, biologia, química, entre outras.
Peça para todos fazerem uma leitura da página, de todas as reportagens daquele dia. Depois eles podem fazer um levantamento de onde ocorreram os crimes, em que parte do bairro ou em outra cidade, para ver onde está a maior incidência de crimes. Uma outra atividade é reunir as páginas policiais de vários dias e fazer uma estatística dos bairros mais violentos. 

Sugestões de atividades
Português
Recorte os títulos das reportagens e peça para os alunos identificarem as reportagens apenas pelos títulos;

Recorte o primeiro parágrafo e peça para os alunos continuarem a reportagem; depois compare o que foi escrito e o que eles escreveram;

Proponha a produção de cartazes incentivando à não-violência, pedindo paz na escola e no bairro;

Sociologia/História
Faça uma pesquisa de como a sociedade vem reagindo à violência ao longo de um período de tempo;

Compare o que foi lido com situações que ocorrem em outras sociedades com relação à violência;

Convide um cientista social para conversar com os alunos em sobre as mudanças sociais com relação à violência e de que forma a população pode enfrentar o que vem acontecendo no mundo inteiro;

Convide um policial para conversar com os alunos com relação ao tema, orientando sobre como reagir em determinadas situações de perigo.

Biologia/Química
Leve um mapa do corpo humano e mostre aos alunos como o organismo reage às substâncias químicas;

Proponha uma pesquisa sobre as substâncias químicas presentes nas drogas;

Leve para a turma a origem da pólvora, que foi descoberta pelos chineses, e mostre como ela funciona.



Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário