domingo, 21 de agosto de 2011

Fomentando a cultura

No próximo dia 16 de setembro a Secretaria de Cidadania, através da Gerência Executiva de Cultura, deverá divulgar os ganhadores de mais uma edição do Prêmio Fomento - edição 2011. O projeto que ocorreu pela última vez em 2009 deverá contemplar com ajuda financeira grupos de teatro, artistas de literatura de cordel, cinema, artes plásticas dentre outras áreas artísticas com valores que variam de R$ 10 mil a R$ 20 mil. 
"Estamos trabalhando com as mesmas regras de 2009. Os concorrentes devem ter realizado inscrição junto ao Conselho Municipal de Cultura e que tenham prestado conta do último concurso", explica Boanerges Perdigão - secretário adjunto de Cultura do Município. Neste ano, 29 grupos pleitearam verba do Prêmio Fomento, entretanto, dois foram desclassificados, ficando a concorrência restrita a 27 projetos. 
Os projetos habilitados passarão por mais duas avaliações: uma classificação de qualidade técnica e educativa e a seleção final, que acontecerá mediante a maior pontuação dos projetos. "Essa primeira avaliação foi feita por uma comissão designada para este fim e de uma forma geral avaliamos que o resultado foi muito bom, pois tivemos mais de 90% de aproveitamento dos projetos inscritos", comentou o secretário da Cidadania Francisco Carlos de Carvalho.
Ao longo de suas edições, o Prêmio Fomento realmente tem contribuído para revelar novos talentos e estimulado a criação de grupos de cultura locais, sobretudo, nas áreas de teatro e dança. Em 2006, o então recém-formado Grupo Diocecena entrava na disputa pela ajuda financeira ofertada pela Prefeitura. Formado por estudantes do tradicional Colégio Diocesano Santa Luzia, o grupo venceu na categoria "Artes Cênicas nas Escolas" e a partir daí teve início uma brilhante e já vitoriosa carreira. "Quando decidimos pela criação do grupo, o colégio (Diocesano) não possuía nenhum grupo de dança formado. Montamos uma equipe e o espetáculo Chico Buarque por Extenso", conta a bailarina e professora de dança profissional Roberta Schumara - coordenadora do Diocecena. 
E o fruto deste trabalho não terminou naquele ano. Atualmente o Diocecena apresenta-se até o final deste mês no Memorial da Resistência de Mossoró com o espetáculo "Fatos e Acasos", onde 15 integrantes do Grupo recitam poesias e dançam embalados por acontecimentos marcantes dos últimos anos. Além disso, o trabalho já rende dividendos como os dois prêmios conquistados em Fortaleza no Festival Internacional de Dança de Fortaleza em 2011. "Sem dúvida, iniciativas como o Fomento servem para desenvolver a arte uma vez que os alunos têm um objetivo claro e alimentam uma responsabilidade maior", define Schumara.
Neste ano concorrem aos prêmios oito grupos na categoria "Artes Cênicas", um grupo na categoria "Artes Cênicas nas Escolas", nove grupos na categoria "Literatura", um em "Artes Plásticas" e sete grupos na categoria de "Cinema: Curta Metragem". O resultado final do processo de avaliação e seleção dos projetos habilitados será homologado pelo Conselho Municipal de Cultura até o dia 16 de setembro de 2011, conforme determina o Edital publicado no JOM de 1 de julho de 2011.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário