quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ensino Médio Inovador reforça protagonismo do aluno


Ensino Médio Inovador valoriza a capacidade empreendedora das escolas e coloca o aluno como protagonista efetivo do processo educacional. O programa da Secretaria de Educação, desenvolvido pela subcoordenadoria de Ensino Médio, foi implantado no Rio Grande do Norte no ano de 2010 em onze escolas da rede estadual, envolvendo 104 professores e atendendo a 7.530 alunos.

As escolas que aderem ao programa passam a oferecer uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 a mais que no Ensino Médio convencional (regular). O programa conta com recursos do Ministério da Educação com contrapartida do Governo do Estado através da cessão e remuneração dos professores.

No programa, que continua em 2011, os professores envolvidos têm uma carga horária com 10 horas a mais por semana – 05 horas atuando diretamente com os alunos, e 05 utilizando em planejamento.

"O Ensino Médio enseja grandes possibilidades de aprendizagem para o aluno e também para o professor. Nosso interesse é valorizar programas e ações que se traduzam na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos", afirma a secretária estadual de educação, professora Betania Ramalho.

A carga horária maior serve para a oferta de atividades educacionais para a escolha dos próprios alunos. As atividades obedecem a quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

O programa conta com projetos interdisciplinares nas áreas da Sustentabilidade, Incentivo a Leitura e a Escrita, Diversidade Cultural, Ética e Cidadania, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Empreendedorismo na Escola. "O Ensino Médio Inovador também valoriza a leitura como forma de acesso a informação e ao conhecimento, e busca ajudar no desenvolvimento cultural do aluno", acrescenta a professora Erileide Rocha, subcoordenadora do Ensino Médio Estadual.

Na sua implantação e no primeiro ano de atividade, o Ensino Médio Inovador transferiu para as escolas envolvidas o montante de R$ 1,3 milhões de investimentos.

Escolas do Ensino Médio Inovador

Escola Antonio Pinto e Anísio Teixeira (Natal).

Escola Tristão de Barros (Currais Novos).

Escola Pedro II (Lajes).

Escolas Governador Dix-Sept Rosado, Moreira Dias, Manoel João, Aida Ramalho Cortez Pereira, Maria Stella Pinheiro Costa, Professor Hermógenes Nogueira da Costa, e Desembargador Silvério Soares (Mossoró). 

fonte: seec/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário