quarta-feira, 14 de setembro de 2022

EEPJA desenvolve o projeto "Setembro verde, amarelo e azul" um olhar para inclusão


A E E Pe José de Anchieta, sob a liderança da professora Ranielly Pereira (professor de educação especial), com o apoio da equipe gestora/pedagógica, planejou o projeto para a conscientização e importância do respeito a diversidade humana que traz o lema "Somos todos iguais nas diferenças, tenham empatia".

O mês de setembro é dedicado a campanha de inclusão social de pessoas com deficiência. Além disso, também ressalta a importância de oferecer acessibilidade a todas as pessoas que precisam.

Como surgiu o Setembro Verde?

A campanha do Setembro Verde surgiu para reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Esse dia foi instituído em 1982 por movimentos sociais que lutavam pelos direitos de PcDs. Entretanto, só em 2005 que o dia 21 de setembro foi oficializado para marcar essa data, por meio da Lei nº 11.133/2005.

Lei Brasileira de Inclusão garante os direitos da pessoa com deficiência. Mas o nosso país ainda tem muito a desenvolver no que diz respeito a acessibilidade e direitos básicos das PcDs.

Sendo assim, essa campanha durante todo o mês de setembro ajuda a dar maior visibilidade para o dia da luta das PcDs, de forma a levar informação a mais pessoas e aumentar o apoio a essa causa. 

Objetivos da campanha

Um dos principais objetivos do Setembro Verde é conscientizar a população quanto à necessidade, bem como a importância, de todos nós sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva.

O Significado das cores:

Setembro Verde:

A visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência.

Setembro Azul:

Conscientização aos direitos da pessoa surda.

Setembro Amarelo:

Campanha de prevenção ao suicídio e doenças psicológicas.

Diante dessa preocupação com a causa do setembro verde, amarelo e azul, a equipe gestora/pedagógica sob a responsabilidade da professora Ranielly Pereira e demais professores estão desenvolvendo atividades com os estudantes do ensino médio como palestras de formação, rodas de conversas, atividades lúdicas e dinâmicas nas salas de aulas, confecção de cartazes e murais informativos  discutindo e refletindo dentro dos objetivos da campanha nacional.

O projeto iniciou dia 22 de agosto e a culminância será no dia 07 de outubro no auditório da E E Pe José de Anchieta. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário