terça-feira, 13 de dezembro de 2016

SEEC realiza seminário de formação para gestores eleitos para o biênio 2017/2018


O Seminário de Formação dos Gestores Escolares no Biênio 2017/2018 teve início na manhã desta quinta-feira (08) no auditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.
Falando na abertura do evento, a secretária-adjunta da Educação do RN, Mônica Guimarães, representando na ocasião a titular da pasta, Cláudia Santa Rosa, lembrou a importância da data que marca o início, há 11 anos, do processo de eleição direta para gestores das escolas da rede pública estadual. 
Mônica Guimarães destacou também a realização dos dezesseis fóruns regionais de Educação no ano passado. “ É preciso avançar ainda na atualização na educação tendo como base a Lei Complementar de número 230 de 16 de fevereiro de 2.005 que rege a escolha de gestores da rede pública estadual de ensino", disse.
O seminário prossegue durante todo o dia com os gestores escolares participando de painéis ministrados por técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvidos da Educação (FNDE) falando sobre o Programa Direto nas Escola (PDDE), PDDE Educação Integral, PDDE Qualidade, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e sobre a prestação de Contas dos programas gerenciados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE).
Também estiveram presentes à solenidade a coordenadora de Órgãos Regionais de Educação, Rosangela Maria da Silva; a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), Fátima Cardoso; a coordenadora de Desenvolvimento Escolar (Codese), Lúcia Palhano; o coordenador do Fundo Estadual, Ricardo Pinto;  a diretora da 13ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, Mara Marizete Duarte, representando os demais diretores de Direcs; e a chefe de Gabinete da SEEC, Maria do Socorro Aguiar.
Amanhã (09), a partir das 8h30, ainda no auditório da Escola de Governo do RN, acontece um outro painel, quando os técnicos financeiros das Diretorias Regionais de Educação e da Cultura (Direcs) aprenderão ensinamentos sobre como prestar contas dos programas executados nas escolas. Logo após, às 10h, ocorrerá a cerimônia da posse dos gestores escolares eleitos para o biênio 2017/2018.
Eleição - O processo de eleição para a escolha de gestores da rede pública do Rio Grande do Norte aconteceu no último dia 29 de novembro do corrente ano nas escolas consideradas legais aptas, de acordo com o que estabelece o art. 23 da Lei Complementar de número 290 de 16 de fevereiro de 2005.
Participaram do pleito eleitoral 527 escolas pertencentes as 16 Diretorias Regionais de Educação e da Cultura. 907 gestores foram eleitos através de um sistema informatizado e com a participação da comunidade escolar formada por professores, servidores, pais/mães e estudantes. 
Para participar do processo eleitoral para o preenchimento de cargos de diretor e vice-diretores os candidatos deviam preencher os seguintes critérios ter participado com desempenho satisfatório do curso de formação de gestores oferecido pela SEEC ou por instituição credenciada. Outro critério é de ser efetivo do quadro da Secretaria de Educação e da Cultura e lotado na escola há no mínimo dois anos ininterruptos, ser graduado em curso superior na área de educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário