PROJETO
ALTERNATIVO DE ENSINO À DISTÂNCIA
O Projeto Alternativo de Ensino à Distância chegou à
Serra do Mel no ano de 1993. Este Projeto foi trazido, para o município,
através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Serra do Mel, Governo
do Estado do Rio Grande do Norte e a Fundação Roberto Marinho.
No ano de 1993, o recém-criado município da Serra do
Mel/RN iniciava a sua segunda gestão com os serviços da saúde prestados pelo
governo federal, através da Fundação Nacional de Saúde – FNS –, e a educação
infantil, assim como, o antigo 1º e 2º graus, que ficaram sob a responsabilidade
total do governo estadual.
A educação na Serra do Mel sempre passou por muitas
dificuldades. As principais delas, naquela época, eram a falta de professores e
o transporte para atender os alunos da 5ª a 8ª séries do 1º grau e os alunos do
1º ao 3º anos do 2º grau.
Foi diante desta situação difícil que o prefeito
municipal da época, Anchieta Martins, procurou o Secretário de Educação do
Estado – Sr. Marcos Guerra – e solicitou deste uma proposta inovadora e
diferenciada para resolver os problemas da educação no município. Foi nesta
oportunidade, que a assessora do Secretário de Estado da Educação, profª Lourdinha
Guerra (in memória), falou da proposta educacional da Fundação Roberto Marinho:
“O Projeto Alternativo de Ensino a Distância”. Ao falar da metodologia do
projeto para o prefeito, indagou se o mesmo aceitaria o desafio de implantar
esse novo modelo de ensino na Serra do Mel. O prefeito aceitou o desafio e
trouxe a ideia para o município, onde depois de várias reuniões com os diversos
segmentos, finalmente foi implantado o Telecurso.
Na época, foi firmada uma parceria entre a Fundação
Roberto Marinho (que capacitou os educadores e repassou as fitas VHS com as
teleaulas gravadas), a Secretaria de Estado da Educação (que providenciou
professores para as telessalas e financiou as hospedagens, em Natal, durante as
capacitações, além de recuperar as instalações físicas das escolas) e a Prefeitura
Municipal de Serra do Mel (que adquiriu os equipamentos de TV e vídeo cassete e
providenciou o transporte para a capacitação dos profissionais de educação).
Inicialmente, a metodologia do Projeto limitava-se a
professores-monitores para coordenar as salas e os alunos, porém os alunos
passaram a exigir mais dos seus monitores, levando esses monitores a sentirem-se
na obrigação de estudar cada vez mais para ter condições de debater, explicar e
tirar às dúvidas sobre os conteúdos trabalhados com os estudantes.
As aulas já vinham prontas em fitas VHS, e a sala de
aula estava equipada com 01 aparelho de vídeo cassete e 01 aparelho de TV. De
acordo com os horários das disciplinas os professores passavam as teleaulas e
depois iam para a discussão sobre o entendimento do assunto e, em seguida, para
os exercícios propostos nos livros didáticos do telecurso.
As Vilas Rurais que tinham alunos suficientes, para
formar uma turma ou duas, as telessalas funcionavam nas comunidades, evitando
despesas com transportes; as que não tinham alunos para formar turmas, estes estudantes
eram transportados para a vila mais próxima para assistir teleaulas.
Esta nova metodologia dividiu opiniões entre
educadores, pais e alunos, pois é natural às pessoas terem receio do que é
novo. No entanto, naquele momento, foi a solução viável para amenizar a falta
de professores e transporte escolar.
No 1º grau, cada turma ficou na responsabilidade de
um professor, que trabalhava na coordenação dos conteúdos e na resolução dos
exercícios de todas as disciplinas. Já no 2º grau, os professores não aceitaram
ficar com todas as disciplinas em uma turma, portanto, as disciplinas foram
divididas por áreas do conhecimento, mas a metodologia de trabalho foi à mesma.
No Telecurso, os professores passaram por diversas
capacitações e foram “obrigados”, pela exigência do programa, de assistir todos
os dias as teleaulas, antes de repassá-las para os alunos, e só depois disso,
planejavam suas atividades diárias.
Fui aluno do Projeto, no ano de 1994, estudando o
ano escolar equivalente ao 2º ano do 2º grau e, no ano seguinte, como não tinha
previsão de iniciar as aulas – por falta de transporte escolar, eu fui estudar
na EE Jerônimo Rosado, na cidade de Mossoró, onde concluí o 3º ano, sendo, em
seguida, aprovado no vestibular, iniciando a Faculdade de Geografia (Licenciatura)
em 1996, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Neste mesmo ano,
tive o privilégio de ter a primeira oportunidade de trabalho: fui selecionado e
ganhei uma bolsa da Secretaria de Educação do Estado para monitor do Projeto
Alternativo de Ensino a Distância. Na época, eu fui capacitado por professores
da nossa escola, professores estes que tinham recebido todas as capacitações
oferecidas pela Fundação Roberto Marinho, em Natal. Fui para a telessala
trabalhar a 2ª fase do projeto e a concluímos no final de outubro de 1996.
Eu tive, portanto, duas experiências no telecurso:
uma em 1994 – como aluno e, a outra, em 1996 – como monitor. Aprendi muito como
monitor, foi uma experiência marcante em minha vida. Após esta experiência não
mantive mais contato com o projeto. Este projeto, na EE padre José de Anchieta,
foi trabalhado até o ano de 2000. Retornei a escola em 2006, após aprovação no
concurso público, para professor, da rede estadual de educação. No biênio
2010-2011 dei a minha contribuição, na área de gestão, atuando como
vice-diretor da instituição e, a partir de 2012, assumi a direção da mesma.
Hoje existem muitos cidadãos e cidadãs no município
da Serra do Mel, que passaram pelas telessalas do projeto Telecurso e, hoje,
estão inseridos no mercado de trabalho, atuando como: técnicos de enfermagem,
professores, funcionários públicos, advogados, gerente de banco e cargos
eletivos.
Podemos avaliar que, a crise que a educação vinha
sofrendo na Serra do Mel –, a telessala foi a melhor proposta de
ensino-aprendizagem para reconquistar os estudantes que haviam desistidos, motivar
e restaurar a aprendizagem daqueles que estavam desestimulados e fazer muitos jovens
voltar a sonhar com um futuro melhor.
Prof. Roberto de Araujo Silva
Diretor da EE Pe José de Anchieta
Serra do Mel/RN
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